Muitos gestores encontram-se diante de um desafio quando precisam estruturar os objetivos da empresa e alinhá-los com a missão, a visão e os valores do negócio. Com tantas informações, pode ser difícil visualizar quais os caminhos serão percorridos para alcançar as metas estabelecidas.
Dentro desta proposta, as corporações buscam mapas estratégicos como uma ferramenta de gestão visual para estruturar essas informações e mensurar seus resultados de forma assertiva. Veja a seguir o que é um mapa estratégico e como esta metodologia pode auxiliar no planejamento estratégico e trazer benefícios para a gestão empresarial.
O que é um mapa estratégico e quais seus benefícios?
Metodologia oriunda do Balanced Scorecard (BSC), os mapas estratégicos são uma representação gráfica das estratégias a partir de quatro perspectivas de negócio. São relacionadas entre si para melhor visualização dos objetivos e quais ações serão executadas para alcançá-los.
Pode ser aplicado com post-its ou desenhos, porém, o auxílio de softwares de mapas estratégicos melhora ainda mais o processo. Isso porque esse tipo de ferramenta possibilita desenvolver o mapa com uma maior automação de dados e ainda atrelar os objetivos aos indicadores e planos de ação automaticamente.
Abaixo, vemos as perspectivas do Balanced Scorecard que, ao serem somadas em pequenas metas, alcançarão o objetivo maior, ou seja: a meta central da empresa.
Perspectiva financeira
A principal e aquela que irá nortear as demais perspectivas do scorecard. São os objetivos que refletem nas informações financeiras da organização (tais como fontes de receita e despesa). Seu equilíbrio auxilia no desenvolvimento das demais metas e na empresa como um todo.
Perspectiva do mercado
Responsável por analisar a relevância do negócio para os clientes, de forma a entender seu comportamento e quais são suas necessidades. Serve para orientar as ações que irão aproximar o seu negócio do objetivo estabelecido e o equilíbrio financeiro, citado no tópico acima.
Perspectiva dos processos internos
Proposta para viabilizar os objetivos definidos. É responsável por identificar e propor melhorias para os processos internos da organização. Seja na gestão orçamentária para otimizar recursos ou disponibilizar mais colaboradores para determinada atividade, é importante para ajustes internos que colaborem com o objetivo maior.
Perspectiva de aprendizado
Também conhecida como “perspectiva de pessoas”, é responsável por desenvolver as competências dos atores envolvidos na execução do planejamento estratégico. Uma vez que cada perspectiva depende dos colaboradores, é importante estar atento para que os desenvolvimentos interno e externo caminhem juntos.
Como fazer o seu mapa estratégico?
A partir do entendimento das quatro perspectivas que norteiam o Balanced Scorecard, é possível montar o mapa estratégico do seu negócio com informações ricas e criar indicadores para auxiliar no processo de tomada de decisões. O uso de um software neste processo dá mais clareza na visualização das estratégias adotadas e torna possível acompanhar de forma eficiente os resultados alcançados.
Dessa forma, com o acompanhamento e mensuração dos resultados, é possível elaborar indicadores que contribuem com uma análise mais assertiva para o processo de tomada de decisões, por exemplo. Para isso, é essencial que as informações abaixo constem no seu mapa, de forma a auxiliá-lo na construção e orientá-lo aos objetivos esperados:
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Visão de futuro
Definir missão, visão e valores é o primeiro passo para construir seu mapa estratégico e não é possível estabelecer metas sem saber qual é a perspectiva para o futuro do seu negócio. Por isso, informações como missão, visão e valores da organização precisam estar claras para os envolvidos.
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Temas estratégicos
Uma vez definida a visão de futuro, é a hora de definir os temas que funcionarão como resumos das estratégias estabelecidas, com metas e prazos estabelecidos para mensurar o sucesso (ou não) dos objetivos. O ideal é que a empresa estabeleça, no máximo, 4 temas estratégicos, de forma a não diluir os esforços e criar objetivos inalcançáveis.
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Defina as perspectivas do seu negócio
A partir das perspectivas citadas do Balanced Scorecard, defina aquelas que estão mais alinhadas com os objetivos propostos. Não é necessário adotar todas ou limitar-se às citadas, mas é importante que as perspectivas escolhidas demonstrem o resultado do seu negócio.
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Objetivos estratégicos
A partir das informações acima, é o momento de definir os objetivos estratégicos que se encaixam de acordo com as perspectivas escolhidas. Se o seu objetivo é atrair clientes que tenham fit com o seu produto, por exemplo, você deve incluí-lo na perspectiva de mercado.
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Desenhe seu mapa
Por último, desenhe o mapa sinalizando onde cada objetivo se relaciona entre si. Seja com um tema estratégico ou uma perspectiva diferente, é importante que o mapa ilustre de forma clara qual a relação entre cada objetivo e como o seu cumprimento depende (ou não) de outros fatores correlacionados ali citados.
Conforme mencionamos, é comum o uso de planilhas e outras ferramentas para desenhar seu mapa estratégico. Porém, seu uso pode não trazer informações importantes sobre sua gestão orçamentária e deixar as metas estabelecidas ainda mais distantes do seu orçamento.
Portanto, com um software para planejamento orçamentário, é possível ter mais clareza das estratégias definidas pela empresa como um todo e identificar quais objetivos impactam diretamente no seu orçamento. Além disso, facilita a coordenação dos setores em prol dos objetivos estabelecidos de forma unificada.
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