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Top-down e bottom-up: o que são, diferenças e exemplos

Top-down e bottom-up

Top-down e bottom-up são dois modelos de gestão distintos, e entendê-los melhor é fundamental para saber qual se encaixa em sua empresa de acordo com as necessidades dela.

Top-down tem uma abordagem “de cima para baixo”, é mais tradicional e amplamente aplicado em diversos mercados. Nele, as decisões são tomadas pelo alto escalão e repassadas ao restante dos funcionários.

Bottom-up apresenta uma metodologia mais aberta e moderna que vai “de baixo para cima”, em que a opinião dos funcionários é solicitada e levada em consideração antes que aconteçam as tomadas de decisões.

Ficou com dúvidas? Então continue com a gente até o final deste artigo para solucioná-las.

Índice – Neste artigo, você encontrará:

O que é top-down?

O top-down é um modelo estratégico de gestão que segue um padrão hierárquico. Todas as decisões são tomadas pelos representantes estratégicos da empresa, como diretores e gestores.

Imagine uma pirâmide dividida em três níveis: estratégico, tático e operacional. No topo, temos o nível estratégico, seguido pelo tático e o operacional, que está na base. Assim, o que é decidido pelo nível estratégico deve ser seguido pelos outros dois.

Apesar de ser uma estrutura delimitada pelas decisões da alta cúpula, esta deve sempre ter uma ampla noção do que é melhor para a empresa e cada um dos seus setores, o que exige muito trabalho e atenção.

No entanto, o modelo top-down oferece a oportunidade de ter uma gestão mais assertiva e um maior controle sobre os departamentos da companhia, definindo sem interferências qual é a melhor forma de atuação para ela.

O que é o método bottom-up?

O bottom-up é um modelo de gestão diferente do top-down, uma alternativa mais moderna e horizontal. As decisões são analisadas e tomadas após uma consideração dos primeiros níveis da nossa pirâmide hierárquica, ou seja, dos níveis operacional e tático.

Embora a decisão final ainda possa ser do nível estratégico (dos cargos mais altos da companhia), esse modelo busca soluções e ideias de melhoria diretamente do corpo de funcionários das empresas.

Em outras palavras, além de valorizar a opinião de seus funcionários, o bottom-up também constrói um nível hierárquico menos padronizado e que não atua como uma via de mão única.

Nesse modelo, é possível que qualquer um dos funcionários dê uma ideia brilhante para ajudar o seu negócio a crescer.

Leia também: Como tomar decisões seguras para o seu negócio a curto, médio e longo prazo

Qual a diferença entre top-down e bottom-up?

Existem diferenças estruturais em ambos os modelos, pois suas aplicabilidades caminham em direções opostas, embora busquem resultados parecidos, como o crescimento de um negócio.

Abaixo, listamos algumas das principais diferenças entre o top-down e o bottom-up:

  • Autonomia menor dos funcionários (top-down) x autonomia maior dos funcionários (bottom-up);
  • Decisões tomadas pelo nível hierárquico mais alto (top-down) x decisões tomadas após a participação dos funcionários (bottom-up);
  • Decisões e abordagens feita no modo vertical (top-down) x modo horizontal (bottom-up);   
  • O top-down é útil para empresas que visam manter e melhorar a eficiência dos seus processos, sem necessariamente buscar novas soluções ou ideias;
  • O bottom-up, ao contrário do top-down, abre-se para novas ideias e soluções que possam melhorar sua eficiência.

Top-down e bottom-up: vantagens e desvantagens

Como qualquer outro modelo de gestão, o top-down e o bottom-up possuem vantagens e desvantagens. Elas devem ser analisadas antes da implementação. Veja quais são:

Top-down

As vantagens desse modelo de gestão incluem:

  • Maior agilidade ao tomar ações e definir abordagens;
  • Maior controle para gerir orçamentos;
  • Maior eficiência operacional e adesão às diretrizes;
  • Menor ruído nas comunicações;
  • Tomadas de decisões diretas e sem interferências.

Algumas desvantagens possíveis do modelo são:

  • Implementação de processos que exijam habilidade ou ferramentas com as quais a empresa não conta;
  • Criar um ambiente insatisfatório aos funcionários;
  • Gerar prejuízos com mudanças bruscas mal implementadas;

Bottom-up

Esse modelo é amplamente indicado para empresas que buscam se consolidar no mercado ou necessitam de inovações constantes. Diante do exposto, suas vantagens são:

  • Maior participação dos funcionários, explorando o poder criativo deles;
  • Maior engajamento dos departamentos quanto às metas e objetivos criados;
  • Maior valorização dos funcionários, melhorando o lado psicológico deles no ambiente de trabalho;
  • Possibilidade de descobrir novos talentos;
  • Assertividade na elaboração de estratégias e abordagens devido à ampla participação dos departamentos.

As possíveis desvantagens do modelo são:

  • Gerar uma competitividade desleal entre os funcionários;
  • Maior incidência de ruídos na comunicação interna;
  • Menor aceitação de empresas mais tradicionalistas em negócios B2B;
  • Tomada de decisão mais demorada.

Exemplos de top-down e bottom-up

Agora, vamos acompanhar um exemplo de aplicação do modelo top-down. Para isso, imagine que uma empresa precisa investir em soluções tecnológicas para sua tesouraria.

Sendo assim, o CEO nota que precisa de um sistema mais robusto para as operações. Após fazer algumas pesquisas no mercado, ele opta por usar o AllStrategy Fluxo. Então, comunica a decisão aos demais setores e o software é implementado no setor financeiro.

Já no modelo bottom-up, o cenário é o seguinte: o setor de finanças comunica aos superiores que eles precisam de um novo software para melhorar o planejamento orçamentário.

Em uma reunião, os funcionários apresentam diversas opções e os profissionais pontuam o que necessitam para desempenhar um trabalho melhor. Em comum acordo, todos decidem que a melhor opção é o AllStrategy Fluxo.

Após a decisão do CEO, o software é escolhido e será implementado na empresa.

O exemplo não cita do AllStrategy Fluxo à toa. Esse software de gestão financeira serve para otimizar tanto o top-down quanto o bottom-up, além de facilitar a condução da controladoria empresarial ao automatizar tarefas rotineiras do setor de finanças. Clique aqui e conheça todas as funcionalidades do AllStrategy Fluxo.

Software-Allstrategy-Fluxo
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Tags: Fluxo, Gestão Orçamentária, tesouraria