A revisão orçamentária é uma forma de se adaptar diante de desafios que surgem pelo caminho. Mesmo tomando todas as precauções possíveis durante o planejamento financeiro, dificuldades internas e externas podem surgir e exigir uma reestruturação de estratégias mapeadas e definidas anteriormente.
Para entender a importância da revisão orçamentária de uma empresa, suas etapas e como realizá-las, continue acompanhando o artigo!
Índice – Neste artigo, você encontrará:
- O que é revisão orçamentária e qual sua importância?
- Quando fazer?
- Etapas da revisão orçamentária
- Como fazer uma revisão orçamentária?
O que é revisão orçamentária e qual sua importância?
É comum determinar o planejamento orçamentário em um determinado período no qual se definem tetos para o uso das receitas e limites para os gastos envolvidos. Esse planejamento não atua só na manutenção da saúde financeira da empresa, mas também na prevenção de algumas situações.
Uma crise econômica ou mudança na gestão da empresa, por exemplo, requerem a revisão do orçamento interno, e é aí que entra em cena a revisão orçamentária. Portanto, seu objetivo é analisar, revisar e corrigir.
Nesse sentido, a revisão é uma ferramenta que visa alterar os rumos dos ganhos e gastos para evitar perdas e danos, reduzindo os riscos e projetando novos horizontes.
Quando fazer?
Vale lembrar que a revisão orçamentária precisa estar contemplada no planejamento. Isso porque, sem um acompanhamento do orçamento, as empresas correm o risco de serem surpreendidas por mudanças inesperadas.
Outro ponto importante é que a revisão pode auxiliar na tomada de decisões de novas e melhores oportunidades de negócios.
No entanto, a situação mais urgente que demanda uma revisão orçamentária é em cenários de dificuldades internas. A partir daí, torna-se crucial agir o mais breve possível para contornar as dificuldades retomar o orçamento ao novo cenário dentro da empresa.
Algumas das situações que exigem atenção durante uma possível revisão orçamentária são:
- Mudança em políticas públicas;
- Alterações no cenário econômico;
- Alterações na legislação;
- Mudanças organizacionais da empresa;
- Aparição de novos concorrentes;
- Surgimento de calamidades públicas.
Leia também: Metas empresariais: como definir 5 estratégias para aplicação
Etapas da revisão orçamentária
A gestão orçamentária é um processo de etapas e contínuo que exige colaboradores e sistemas qualificados para acompanhar o andamento dos dados e de fatores internos e externos. Nesse contexto, a revisão orçamentária é o último passo dentro da gestão.
A seguir, você confere os passos que antecedem a revisão orçamentária:
Avaliação dos orçamentos
Analisar o cenário atual e os anteriores possibilita visualizar como os gastos da empresa se desenvolvem, quando a demanda é maior e onde pode haver corte de custos caso seja preciso.
A etapa, que mostra como andam os lucros da empresa, avalia os orçamentos passados e confrontando-os com o atual, o que permite voltar a atenção para o mapeamento de gastos desnecessários. Ter todos esses dados em mãos é importante para tomar decisões em situações urgentes.
Planejamento orçamentário
Com os dados acima, todos os setores devem estar envolvidos no planejamento orçamentário da empresa por meio de um representante.
É nesse momento que são criadas as premissas orçamentárias, definindo os limites de custos com os quais os gestores desenvolverão o restante do orçamento.
Simulações de cenários
Quando o orçamento base já foi visto, revisto e aprovado, é hora de simular cenários hipotéticos. Essa simulação é vital para que a empresa se antecipe de eventuais problemas que apareçam pelo caminho.
Existem diversos meios de simular cenários, mas os principais são com os cenários otimistas e pessimistas. Dentro desses contextos, a empresa poderá traçar estratégias caso algum dos cenários, ou similares, ocorram.
Acompanhamento orçamentário
Nesta etapa do orçamento, o acompanhamento dos dados permite que ações sejam tomadas em tempo hábil. O orçamento é uma previsão que nem sempre atinge 100% de sucesso, sendo assim, pequenas mudanças e desvios podem ocorrer com certa frequência.
Portanto, acompanhar seu desenvolvimento e como os cenários caminham é um instrumento que auxilia a empresa a estar preparada para qualquer situação.
Como fazer uma revisão orçamentária?
Após concluir as etapas anteriores, principalmente o acompanhamento, que é onde e como as mudanças surgirão, entra em cena a revisão orçamentária, a última etapa da gestão.
Além de profissionais qualificados para elaborar todo o processo de revisão, existem algumas ferramentas que visam automatizar procedimentos e otimizar os processos dentro da sua empresa.
Muitos gestores fazem uso de softwares financeiros, como o AllStrategy Plano e AllStrategy Fluxo, para intensificar e aprimorar a qualidade do trabalho durante a gestão e a revisão orçamentária.
Clique aqui e saiba como a AllStrategy, líder em softwares de gestão financeira, podem te ajudar a otimizar e descomplicar a tesouraria e controladoria da sua empresa!