Quem não atua com finanças, até se arrepia só de ouvir falar em orçamento empresarial. Não é uma tarefa fácil desenvolver o planejamento orçamentário de uma instituição, ainda mais quando este envolve vários centros de custo, unidades de negócios e projetos.
Porém, quem vivencia a área de gestão e controladoria já está mais do que acostumado com a imensa quantidade de planilhas, números e dados que precisam administrar diariamente. Realizar a projeção orçamentária exige responsabilidade e muita atenção por parte de controllers e gestores financeiros, fazendo com que tal função seja um tanto quanto estressante.
No entanto, será que desenvolver o planejamento financeiro precisa ser algo tão maçante? Com a tecnologia evoluindo rapidamente, os gestores podem usufruir das diversas ferramentas desenvolvidas para minimizar os esforços no processo orçamentário e ainda deixá-lo mais assertivo.
Escolha a mobilidade
Hoje em dia, é difícil ficar o dia todo preso em um escritório. O mercado de trabalho exige profissionais multifacetados, fazendo com que o gestor precise estar em constantes reuniões externas, viagens, atuando não somente na empresa como também fora dela, necessitando de uma boa gestão do tempo.
Porém, não é mais necessário ficar limitado ao ambiente da empresa. Já existem aplicativos de gestão orçamentária em versão mobile. Assim é possível acompanhar os indicadores de desempenho, o planejado X realizado, monitorar os planos de ação e ainda interagir com os demais gestores envolvidos nos projetos por meio de tais ferramentas.
De um smartphone com acesso à internet, o profissional pode realizar análise de performance, com fácil visualização de dados em relatórios e dashboards atualizados em tempo real. O armazenamento na nuvem, proporciona mobilidade ao gestor de uma forma segura, visto que toda a movimentação fica registrada pelo sistema, a informação é criptografada e os acessos são autorizados somente pelo administrador.
As vantagens do software de gestão orçamentária
Enquanto muitos gestores ainda quebram a cabeça desenvolvendo todo o planejamento financeiro por meio de planilhas e outros sistemas de apoio, há empresas que estão utilizando softwares de gestão orçamentária para otimizar a gestão empresarial como um todo.
Tais ferramentas foram desenvolvidas por especialistas no assunto e, portanto, geram as soluções esperadas. Há a possibilidade de realizar o planejamento de RH, com a projeção de folha de pagamento de forma estratégica. Recursos como planejamento de investimentos, projeção de fluxo de caixa, análise de DRE, forecast, são essenciais para a gestão financeira da empresa.
E as vantagens não são só essas. Há a possibilidade de realizar a prática da governança corporativa e do orçamento colaborativo, visto que o orçamento fica muito mais estruturado e transparente à diretoria. As consolidações das demonstrações contábeis ficam muito mais rápidas e eficientes, proporcionando um planejamento econômico mais assertivo e completo.
Além disso, não é mais necessário gastar uma fortuna comprando a licença de um software desse porte. Há desenvolvedores que disponibilizam o aplicativo por SaaS (Software As A Service), fazendo com que a empresa pague por números de usuários, usufruindo das funcionalidades como um serviço.
O AllStrategy Plano, é um exemplo de aplicativo que reúne todos os recursos citados acima e tem um excelente custo-benefício. Não é à toa que possuem clientes dos mais diversos segmentos, já que sua tecnologia é 100% na nuvem, possui mais de 1.000 funcionalidades e suas inovações são constantes. Vale a pena pesquisar a respeito.