Em abril deste ano, aconteceu a segunda votação do projeto de lei que proíbe a distribuição de canudos plásticos na capital paulista. Com 32 votos a favor e 2 contra o projeto, o mesmo agora segue para a sanção do prefeito, que irá aprovar ou vetar a nova lei. No Distrito Federal, a proibição de canudos e copos de plástico já é uma realidade. Com a nova regra já sancionada pelo governador do estado, os estabelecimentos comerciais precisarão adotar substitutos biodegradáveis.
Assim como os exemplos citados, tudo indica que tal movimento de incentivo a não comercialização e utilização desses produtos, ou até mesmo a proibição deles, irá se espalhar por outras cidades do país. A conscientização dos malefícios que copos e canudos plásticos causam ao meio ambiente, sobretudo em relação à fauna marinha, vem ganhando força com a pressão da opinião pública e da mídia de uma forma geral.
Como se preparar para as mudanças?
Grandes indústrias produtoras de plásticos e derivados já previram as mudanças no comportamento de consumo e na trajetória do mercado para fins mais sustentáveis e não esperaram pelas sanções das leis para modificar suas estratégias de produção. E como se preparar para tais mudanças? Provavelmente, a melhor resposta seria: planejamento.
O ato de planejar o orçamento e as estratégias que a empresa irá seguir, faz com que ela se antecipe às possíveis mudanças que possam ocorrer, além de organizar ações para se adaptar a estas alterações de mercado. No caso das indústrias de copos e canudos, um planejamento orçamentário bem feito permite que ela tenha uma visão real do impacto financeiro da nova proibição.
A projeção de vendas será diretamente afetada a partir do momento em que a lei entrar em vigor, e analisar cenários considerando diferentes prazos para este início em cada cidade pode ser determinante para os resultados da empresa, auxiliando os gestores a planejar manobras mercadológicas.
Alinhamento do planejamento estratégico
Tendo projetado os efeitos da nova legislação sobre a empresa, estas indústrias provavelmente vão rever seu planejamento estratégico, mudando o foco de mercado, pensando em produtos mais sustentáveis, utilizando outro tipo de matéria-prima, ou até mesmo focando a venda onde o produto ainda é permitido.
Independente do novo rumo a ser seguido, identificar o impacto e planejar as ações que serão realizadas para reenquadrar a empresa no mercado são tarefas indispensáveis para garantir a saúde financeira da empresa e a continuidade no mercado. O importante é estar atento aos cenários e planejar sempre, afinal, hoje são as indústrias de canudos de plástico. E amanhã?