Parece que 2017 começou ontem, mas já estamos nos aproximando da Páscoa. Sempre que uma data sazonal expressiva para o setor de vendas se aproxima, o mercado se prepara para bater as tão sonhadas metas determinada pelos gestores.
No entanto, nem sempre as vendas acontecem como foi previsto. São muitos os fatores que influenciam para uma boa temporada ou não. A repercussão da operação “Carne Fraca” é um exemplo de situação que interfere diretamente na procura por determinado produto.
Tanto os consumidores finais quanto os importadores estão receosos em continuar adquirindo carnes de frigoríficos e fornecedores brasileiros por conta da investigação que foi realizada pela Polícia Federal.
As alterações climáticas, crises econômicas, escândalos políticos e até mesmo os problemas na equipe de vendas refletem direta e indiretamente no sucesso das vendas e, consequentemente, na receita da empresa.
Então, como as companhias podem se precaver para minimizar os impactos de tais fatores nas vendas?
Planejamento de vendas
Pode parecer clichê, mas o planejamento é o princípio de tudo. E mesmo planejando, às vezes não se atinge os objetivos propostos. Portanto, a questão não é o planejamento e sim, como fazer o planejamento. É necessário ser o mais criterioso possível, para ter mais assertividade nos resultados obtidos.
Para minimizar os efeitos que fatores externos, como citados no começo desse artigo, influenciem no fluxo de caixa da empresa, é possível realizar a projeção de cenários e testar as estratégias desejadas, vislumbrando-as em diferentes realidades.
Para realizar a projeção de vendas é preciso determinar as metas por região, unidades, produtos e vendedores. Tais estratégias de vendas devem estar alinhadas com a expectativas da diretoria, para que a empresa atinja os objetivos mais assertivamente.
Para auxiliar os gestores a executar o planejamento de vendas, é possível determinar indicadores de desempenho, para mensurar os resultados do setor e também, criar planos de ação para alavancar algum produto ou promover alguma unidade.
Melhore seus processos
Para desenvolver um bom planejamento de vendas, é necessário que o mesmo esteja inserido no processo orçamentário da empresa. Muitas instituições estão obtendo excelentes resultados utilizando software de gestão financeira, que possibilita projetar as vendas e também, desenvolver o planejamento orçamentário como um todo.
Tal ferramenta reúne diversas funcionalidades que possibilitam planejar a folha de pagamento, assim como os investimentos previstos, a produção, entre outros. É possível realizar forecast ou rolling forecast e ainda ter uma consolidação de resultados muito mais rápida e segura do que se todo o processo estivesse sendo feito em planilhas.
Além disso, é possível realizar a projeção de fluxo de caixa com muito mais assertividade e a análise de DRE fica simplificada, possibilitando uma gestão inteligente de despesas, além de um melhor controle financeiro. Há modelos com armazenamento na nuvem e ótimo custo-benefício, proporcionando ao contratante um orçamento empresarial ajustado às necessidades da instituição.