People Analytics é uma metodologia de gestão focada na coleta e análise de dados sobre os colaboradores de uma empresa. É um modelo voltado para um RH estratégico de uma empresa com a intenção de otimizar seus processos, diminuir a taxa de turnover e atrair bons talentos.
People Analytics é o reflexo da realidade de um mundo com infinitas fontes de informação para a tomada de decisões. Através desse modelo, o setor de Recursos Humanos é capaz de mensurar habilidades técnicas e comportamentais dos funcionários. Essa prática torna o setor um lugar estratégico, um pilar na construção de ações com intenções de crescimento e lucro.
Em uma pesquisa realizada pela McKinsey, 80% das organizações que apostam no People Analytics afirmam ver melhora na qualidade das decisões do setor de RH e frutos em toda a empresa por causa dessa estratégia.
Neste artigo, você descobre como a Gestão de Pessoas pode transformar-se ao adotar o People Analytics na empresa. Se interessou? É só seguir com a leitura!
People Analytics, ou análise de pessoas, é um modelo de gestão orientado em dados. O RH coleta, organiza e realiza o diagnóstico das informações dos colaboradores da empresa, tudo por meio de softwares responsáveis por cruzar dados de diferentes fontes.
Essas ferramentas, juntamente com o olhar estratégico para os dados coletados, podem auxiliar gerentes e executivos a tomar decisões mais assertivas sobre os colaboradores da empresa. Também é uma maneira de acompanhar outras métricas relevantes para o setor, como engajamento, produtividade e clima organizacional.
No dia a dia, o RH utiliza-se do People Analytics para avaliar a conduta, desempenho e resultados dos colaboradores. Sua intenção é encontrar gaps e oportunidades para melhorar o desempenho dos profissionais.
Como o People Analytics funciona?
O People Analytics funciona por meio de três pilares: coleta de dados, análise e visualização. A seguir, compartilhamos detalhes sobre cada um.
Coleta de dados
Os dados internos e externos estão no centro desse modelo de gestão, é por meio deles que todos os demais processos acontecem.
As informações devem ser levantadas em fontes internas, como pesquisa de clima organizacional, avaliações de desempenho, histórico de turnover ou de absenteísmo e outras métricas relacionadas.
Fontes externas também podem ser usadas como referências na coleta de dados, redes sociais e plataformas de recrutamento são alternativas que ampliam a perspectiva e geram insights sobre colaboradores e mercado.
Análise
A etapa pós coleta de dados é de análise. Aqui são aplicadas algumas técnicas, como separação das informações por categoria, para garantir que o People Analytics entregue os resultados esperados e sejam de fácil interpretação.
Detalhes como regressão linear, modelos estatísticos, machine learning e análise de variância fornecem insights do comportamento dos colaboradores.
Visualização
A próxima e última etapa é a da visualização dos dados, processo importante para interpretar os dados de forma efetiva. Aqui há diferentes métodos possíveis e cada um apresenta uma análise diferente.
Para essa parte do processo, é preciso contar com ferramentas. Algumas alternativas são:
Além dos pilares, é importante entender os níveis existentes no People Analytics. Pois referem-se a uma classificação que descreve o quão avançada uma organização é em sua capacidade de usar dados para tomada de decisões.
São quatro níveis de classificação, cada um dos tipos é definido pelo tipo de informação que oferece a partir da análise dos dados. Os níveis são os seguintes:
Descritiva
Neste nível, a análise de dados é utilizada como ferramenta para descrever eventos que já ocorreram. As ferramentas de Business Intelligence (BI) são especialmente adequadas para essa finalidade e são comumente utilizadas para realizar esse tipo de análise.
Neste nível, é possível investigar as causas de um problema utilizando técnicas avançadas para extrair dados e estatísticas. Essa análise mais aprofundada permite identificar padrões e tendências ocultas nos dados, ajudando a compreender por que algo aconteceu no passado e a identificar possíveis soluções para evitar problemas semelhantes no futuro.
Preditiva
Nessa etapa, as informações obtidas a partir de dados históricos são utilizadas para prever eventos futuros. Essa previsão é feita especialmente quando os dados históricos são combinados com dados e estatísticas avançadas, permitindo antecipar tendências e cenários futuros com maior precisão.
Prescritiva
Na fase mais avançada, é possível obter uma visão antecipada de problemas futuros, identificando ações para resolvê-los e minimizando seus impactos na equipe de trabalho e na produtividade da empresa.
Dessa forma, ao realizar análises como o método do People Analytics requer, é viável explorar esses quatro tipos, obtendo informações distintas com cada um deles.
Um software de Planejamento Estratégico e Orçamentário é essencial para implementar o People Analytics porque fornece a estrutura necessária para alinhar as estratégias de gestão de pessoas com os objetivos organizacionais.
O Planejamento Estratégico permite definir metas e objetivos claros, que são fundamentais para direcionar as análises de dados do People Analytics. Além disso, o software orçamentário ajuda a alocar recursos de forma eficiente, garantindo que a implementação do People Analytics seja sustentável e gere resultados tangíveis.
O AllStrategy Plano é um software de Planejamento Estratégico e Orçamentário que proporciona uma base sólida e organizada para o People Analytics ser implementado com sucesso, maximizando seu potencial de impacto nas operações e resultados da empresa. Conheça mais sobre o AllStrategy Plano!
GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Gestão Orçamentária, planejamento estratégico, Planejamento Orçamentário, Plano
Rua General Mário Tourinho 1746 80740-000 Bigorrilho - Curitiba
SOFTWARE ALLSTRATEGY PLANO
INSTITUCIONAL
SOFTWARE ALLSTRATEGY FLUXO
RECURSOS
Ao clicar no botão QUERO SER UM PARCEIRO, você concorda com a utilização dos dados informados para um contato comercial via e-mail ou telefone e receber materiais de marketing da Allstrategy. Para obter mais informações sobre nossas práticas, confira nossa Política de Privacidade.
Ao clicar no botão WHATSAPP, você concorda com a utilização dos dados informados para um contato comercial via e-mail ou telefone e receber materiais de marketing da Allstrategy. Para obter mais informações sobre nossas práticas, confira nossa Política de Privacidade.
Ao clicar no botão WHATSAPP, você concorda com a utilização dos dados informados para um contato comercial via e-mail ou telefone e receber materiais de marketing da Allstrategy. Para obter mais informações sobre nossas práticas, confira nossa Política de Privacidade.