Estamos chegando ao segundo semestre de um ano com um novo governo. Isso significa uma série de mudanças e turbulências no cenário político e econômico do país.
Tal período é um desafio ainda maior para as empresas, que precisam manter o orçamento sob controle mesmo com tantas oscilações econômicas. Afinal, as medidas e decisões que o governo determina, afetam a bolsa de valores, inflação, impostos, entre outras variáveis que podem impactar direta ou indiretamente na saúde financeira das empresas.
Então, como é possível ter controle sob o orçamento empresarial?
Ajuste o planejamento orçamentário
Poderíamos falar que a resposta para essa questão é o planejamento, mas isso você já deve saber. O que diferencia um bom processo orçamentário é a maneira como ele é realizado. Se há muitas oscilações econômicas que dificultam a elaboração do planejamento, a projeção de cenários é uma excelente aliada para prever situações que podem comprometer o fluxo de caixa da empresa. Conhecendo os cenários otimistas e pessimistas, os gestores estarão mais preparados para decisões mais rápidas e seguras.
Não perca tempo
No mundo corporativo, sabemos que o tempo é um fator decisivo. É necessário ter agilidade para acompanhar os resultados obtidos, para ter decisões mais rápidas. Monitorar o planejado x realizado, contar com indicadores de performance bem direcionados, planos de ação estruturados e uma análise de resultados transparente garante um melhor aproveitamento para a empresa.
Pode parecer algo simples e até mesmo corriqueiro, mas os recursos citados acima, são indispensáveis para que as empresas atinjam os objetivos dos seus planejamentos estratégicos, mantendo o controle orçamentário mesmo em épocas de oscilações econômicas e muitas ainda os não usam. Assegure-se que sua empresa utiliza funcionalidades eficazes para realizar um planejamento orçamentário criterioso, que tenha uma boa performance financeira e estratégias bem definidas, para ter resultados melhores.