O ano acabou. Não propriamente dito, mas estamos caminhando para o fim desse semestre e, muito em breve, as lojas já estarão decoradas para o Natal. No entanto, se muitos estão entrando no clima das festas de fim de ano, outros estão em um momento crucial nas suas funções corporativas.
É justamente nessa época do ano, entre Setembro e Novembro, que o orçamento empresarial costuma ser definido na maioria das empresas. Portanto, este é o momento em que os profissionais de controladoria e gestão, junto com diretores e demais colaboradores das corporações realizam a projeção orçamentária e definem metas, investimentos, admissões e demissões para o próximo ano.
Apesar do planejamento financeiro ser considerado uma cultura comum em muitas instituições, outras não seguem a mesma cartilha. A cúpula determina metas e objetivos, mas não realiza uma análise de DRE aprofundada para projetar as informações no planejamento orçamentário do próximo ano.
Entenda os benefícios do orçamento projetado
Ao realizar o orçamento empresarial projetado, a empresa pode ter mais controle financeiro e, com isso, uma gestão inteligente de despesas. Em um momentos conturbados, tanto política quanto economicamente, a projeção orçamentária tornou-se um recurso indispensável para um budget ajustado.
O planejamento de RH, auxilia a instituição a projetar os encargos e despesas comuns ao setor como admissões e demissões, dissídio coletivo, mão de obra terceirizada, bonificações, entre outros. Além disso, com o orçamento projetado é possível planejar as vendas, investimentos, volumes e custos, assim como projetar o fluxo de caixa da empresa de uma forma geral.
Outro recurso utilizado neste processo orçamentário é a projeção de cenários. Com ela é possível testar estratégias e metas, preparando a empresa para outras possibilidades de mercado. Também é possível, dependendo da necessidade da corporação, realizar gestão matricial de despesas e até mesmo criar mapas estratégicos, a fim de deixar as finanças mais organizadas e transparentes, e as estratégias mais claras à equipe.
Software de gestão orçamentária
Realizar a projeção orçamentária em planilhas pode ser uma tarefa complicada. Apesar de ser um recurso muito utilizado e eficiente em muitos casos, as planilhas podem apresentar falhas que comprometeriam o orçamento empresarial.
Foi pensando nisso que desenvolvedores idealizaram softwares de gestão orçamentária. Com ele, a gestão financeira fica muito mais otimizada, rápida e segura. Além de realizar todos os recursos citados acima, tal ferramenta possibilita a consolidação de resultados em poucos segundos, tornando a tomada de decisão muito mais assertiva.
Há modelos que possuem armazenamento na nuvem e funcionam como SaaS, proporcionando um excelente custo-benefício ao contratante. Desta forma, o processo orçamentário fica automatizado e ainda possibilita mais mobilidade e eficiência à gestão empresarial.