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OKRs: Como utilizar para alcançar as metas da empresa

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O futuro de um negócio depende muito do planejamento estratégico – e, como consequência, de sua execução. Sem direcionar as ações nem traçar objetivos, o desafio de alcançar o patamar que uma empresa almeja é maior, o que impede que esta se mantenha competitiva no mercado. Uma das formas de estabelecer objetivos e acompanhá-los são os OKRs, sigla para Objective Key Results, uma metodologia muito aplicada nos modelos de gestão. Com ela e a partir de resultados-chave, a organização “rema” na mesma direção.

Neste artigo, trazemos a importância dessa metodologia aliada ao planejamento estratégico e como essa combinação pode ser efetiva em uma gestão.

O que é OKR?

Antes de entender a força dos OKRs para o negócio, é importante compreender seu conceito enquanto metodologia. Este é um modelo de gestão criado com o objetivo de simplificar os então conhecidos Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-chave).

O método consiste em pegar grandes metas e dividi-las em pequenos objetivos, de forma a facilitar o sucesso das atividades e acompanhar resultados. Entretanto, é preciso ter atenção em alguns pontos para garantir sua eficiência:

  • Evite muitos OKRs: ter muitos objetivos não ajuda e não leva o negócio a lugar nenhum, por isso, é importante definir o que é prioridade e avaliar para que, a partir disso, não haja comprometimento na qualidade de entrega;
  • Divida OKRs por áreas: uma empresa pode ter alguns objetivos gerais de negócio – como por exemplo, quando dizem respeito à missão da organização; por isso, é necessário (e aconselhável) dividir os OKRs por áreas, de acordo com o que se espera alcançar em cada setor.

Relevância do OKR no planejamento estratégico

Propõe-se, com o uso dos OKRs, uma visão clara dos objetivos de negócio, de maneira a deixar explícito todos os caminhos necessários para alcançar o sucesso de uma estratégia. Isso também contribui com outros aspectos da empresa que podem refletir em muito mais que cumprir os objetivos propostos.

Os impactos positivos podem ser observados com:

1) Maior engajamento dos colaboradores

Ao oferecer transparência sobre o que está acontecendo na organização, assim como quais são os objetivos que se buscam alcançar, você mantém seu time engajado. A partir de metas mensuráveis, é possível acompanhar e incentivar a equipe em torno de um mesmo fim e, ainda, analisar o quão distante a empresa está de um resultado esperado.

2) Dados confiáveis

Uma das premissas do uso de OKRs é, também, um dos maiores benefícios para o planejamento estratégico. Além de trazer assertividade para o processo ao incluir objetivos mensuráveis, também contribui com uma gestão orientada a partir de informações acessíveis e confiáveis sobre os processos.

3) Estratégias assertivas com OKR

Os “resultados-chave” que a sigla OKRs faz referência, são um dos aspectos que colaboram com uma gestão preparada para tomar decisões de curto a longo prazo. Ao entender e principalmente planejar os próximos passos, há mais segurança para definir estratégias.

A metodologia facilita a visualização das metas da organização e, quando aliada ao planejamento estratégico, pode potencializar os resultados de toda a organização.
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