Os modelos de gestão empresarial, assim como os tipos de negócios, variam bastante. Entre eles, temos OKR, BSC e GPD — para citar alguns. Há diversas metodologias de negócio disponíveis para os gestores aplicarem nas empresas em que trabalham; portanto, definir o modelo que será mais efetivo exige uma análise prévia da organização.
Sendo assim, compreender melhor os conceitos de OKR, BSC e GPD é o ponto de partida para fazer a melhor escolha para a gestão — aquela que está alinhada às suas metas, objetivos e até mesmo à sua cultura organizacional. Antes de conhecer o que cada uma dessas siglas significa, entenda o que é, na prática, um “modelo de gestão”, sua importância e suas metodologias. Continue a leitura!
Índice – Neste artigo, você encontrará:
- O que são modelos de gestão?
- Modelos de gestão: por que são importantes?
- O que é Balanced Scorecard (BSC)?
- O que é Objective and Key Results (OKR)?
- O que é Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD)?
- Quais as diferenças entre OKR, BSC e GPD?
- Como escolher o modelo ideal para sua empresa?
O que são modelos de gestão?
O modelo de gestão é um conjunto de técnicas, processos, ferramentas e conceitos utilizados para estruturar a atuação empresarial. Essa ferramenta possui funções previamente definidas que padronizam e melhoram o fluxo de trabalho de uma empresa, além de medir a efetividade do trabalho desempenhado em determinados períodos.
Modelos de gestão: por que são importantes?
Os modelos de gestão ajudam a decidir quais serão as ações e estratégias usadas pelas empresas, considerando seus objetivos e as metodologias que melhor atendem suas necessidades. Além de auxiliar na tomada de decisão e na abordagem estratégica, metodologias como OKR, BSC e GPD mantêm a condução do seu negócio de forma mais transparente, coesa e lógica.
O que é Balanced Scorecard (BSC)?
BSC é a sigla do termo em inglês Balanced Scorecard. Em português, pode ser traduzido como Indicadores Balanceados de Desempenho. Nesse modelo de gestão, o objetivo é tecer análises que não fiquem presas somente aos indicadores financeiros e contábeis. Deste modo, existem quatro perspectivas para mensurar o desempenho de uma empresa, que são:
- Perspectiva financeira
- Perspectiva dos clientes
- Perspectiva dos processos internos
- Perspectiva do aprendizado e crescimento.
Pode-se observar que o BSC utiliza métricas mais abrangentes e de vários setores para medir o desempenho e a atuação de um negócio.
O que é Objective and Key Results (OKR)?
Objective and Key Results, ou OKR, é traduzido para o português como Objetivos e Resultados-Chave. A metodologia em questão se baseia em uma fórmula bem direta: “Eu vou” (Objective) + “medido por” (Key Results). Ou seja, O+KR.
Os objetivos devem ser claros, precisos e demonstrados com transparência para todos os funcionários. Enquanto isso, os resultados-chave devem apontar se o objetivo foi atingido, mostrando seus resultados quantificáveis.
Por exemplo, se o objetivo de uma loja online é aumentar o número de clientes, os resultados-chave podem ser conseguir mais parcerias ou aumentar o número de visitas no site.
Para cada objetivo, podem existir dois ou mais resultados-chave para medi-lo.
O que é Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD)?
O Gerenciamento pelas Diretrizes, ou GPD, é uma metodologia que visa facilitar a comunicação entre a gestão e os seus colaboradores.
Nesse modelo de gestão, as diretrizes, os objetivos e as metas ficam alinhadas com o desempenho e as atividades de todos os departamentos. Ou seja, os objetivos e as metas definidos pelos líderes são desdobrados em metas separadas para cada setor, mas todas as ações devem levar ao sucesso geral da empresa.
Quais as diferenças entre OKR, BSC e GPD?
A maior diferença entre os modelos de gestão OKR e BSC está nos seus prazos em relação aos objetivos. O OKR trabalha com ciclos mais curtos para impor seus objetivos e analisar os resultados-chave. Já o BSC trabalha com períodos mais longos para tecer suas análises sobre os objetivos, variando de um até cinco anos.
Outra diferença do BSC é considerar sempre suas quatro perspectivas: a financeira, a dos clientes, a dos processos internos e a do aprendizado e crescimento. Com isso, o alinhamento geral da empresa cria diversos outros objetivos setorizados, mas que caminham numa mesma direção.
GPD e BSC são muito diferentes, mas OKR e GPD, geralmente, geram dúvidas devido às suas semelhanças. Primeiro, vamos esclarecer que OKR e GPD não são a mesma metodologia. Ambos foram criados para melhorar o alinhamento dos objetivos impostos pelos líderes com os demais departamentos. No entanto, o OKR trabalha com objetivos e resultados-chave a curto prazo. Já o GPD pode variar o tamanho do seu ciclo, além de utilizar o método PDCA (Plan-Do-Check-Act, ou Planejar-Fazer-Checar-Agir, em português).
Cada modelo de gestão traz suas próprias particularidades, apesar das semelhanças em alguns pontos.
Como escolher o modelo ideal para sua empresa?
Para escolher o modelo ideal de gestão empresarial, é necessário conhecer as necessidades da sua empresa, sua cultura organizacional e o ambiente empresarial em si. Avaliar também as vendas e outras métricas financeiras pode funcionar como ponto de partida para essa decisão.
Essa parte do processo requer a manipulação de diferentes dados. Dispor de um software de gestão financeira pode agilizar essa e as demais atividades que envolvem a definição e aplicação de um modelo de gestão.
O software AllStrategy Plano centraliza e integra dados financeiros, otimizando o acesso a eles, com um fluxo de informações transparente, ganhando tempo para a tomada de decisões. Ele, ainda, reduz erros, automatiza processos, aumenta a precisão dos indicadores de desempenho (KPIs) e constrói uma visão concreta e confiável do seu negócio.