Entenda o que é previsão de demanda e como ela funciona
A previsão de demanda é um processo cujo objetivo é antecipar o número de vendas de produtos ou serviços que uma empresa poderá realizar em um período futuro.
A previsão de demanda é um assunto que não pode ficar de fora do planejamento organizacional. Afinal, é ela que ajuda a prever as necessidades pertinentes à produção de produtos ou oferta de serviços.
Sua análise facilita a gestão de estoques e guia o trabalho dos departamentos em direção a ações que evitem desperdícios de matéria-prima, mão de obra, entre outros recursos do seu negócio.
Sendo assim, a previsão de demanda é uma peça muito importante para antever o futuro das suas vendas, possibilitando o planejamento de ações destinadas a manter o equilíbrio nos gastos envolvidos, sem perdas excessivas.
Quer compreender melhor o que é a previsão de demanda? Então, continue a leitura deste artigo!
A previsão de demanda é uma análise preditiva, ou seja, ela utiliza os dados atuais e dos anos passados de uma empresa para tecer estimativas futuras sobre demandas para seus produtos ou serviços oferecidos.
É um trabalho que extrai dados de vários departamentos internos da empresa, além de levar em consideração fatores externos, tais como os cenários econômicos e o comportamento do mercado.
Ao reunir todas essas informações, a previsão de demanda apresenta um panorama que ajuda o seu negócio a entender o que os consumidores e o mercado buscam.
Além disso, a previsão de demanda permite uma gestão de estoque mais assertiva na hora de produzir os produtos de uma empresa.
Modelo de previsão de demanda
O modelo de previsão de demanda é composto por cinco passos que afunilam cada vez mais os objetivos do processo e refinam seus resultados, são eles:
Os padrões de demanda ajudam a identificar quais são as melhores exigências para atuar no mercado em determinado momento. Com isso, é possível implantar estratégias de vendas mais assertivas e eficientes.
Conhecer os quatro padrões de demanda aproxima uma empresa daquilo que os consumidores realmente carecem ou desejam, deste modo, criando melhores oportunidades para vendas.
Existem as demandas pontuais e as repetitivas. A primeira possui um pico dentro de um determinado tempo, depois ela desaparece ou diminui. A demanda repetitiva, por outro lado, pode ser classificada em dependente ou independente. Ela afeta diretamente a gestão de estoque da empresa.
Veja mais sobre a demanda repetitiva a seguir:
Demanda repetitiva dependente: está ligada à demanda de outro produto. Por isso, o conceito fundamenta a técnica de MRP (Planejamento das Necessidades de Materiais).
Demanda repetitiva independente: diz respeito ao ciclo de vida do produto: introdução-crescimento-maturidade-declínio. É classificada em:
Estacionária;
Com tendência;
Sazonalidade.
Logo, existem quatro tipos de padrões de demanda que se destacam, são eles:
Padrão de demanda estacionária;
Padrão de demanda estacionária sazonal;
Padrão de demanda com tendência;
Padrão de demanda com tendência e sazonalidade.
Quais são as vantagens da previsão de demanda?
Ao longo deste artigo já apontamos diversas vantagens trazidas pela previsão de demanda, elas são numerosas, por isso, esse tipo de análise é tão importante para as empresas.
Abaixo, destacamos os melhores benefícios propiciados pelo uso da previsão de demanda em seu negócio:
Influencia na redução de custos de produção e operação;
Contribui para ações de marketing mais assertivas;
Aumenta a eficiência na gestão de estoque;
Ajuda a controlar a gestão de recursos;
Melhora o relacionamento com fornecedores da cadeia de suprimentos;
Diminui a ociosidade dentro dos departamentos; e
Otimiza as tomadas de decisão dos gestores.
Como calcular a previsão de demanda?
A previsão de demanda segue um modelo, mas é preciso definir antes quais técnicas de previsão serão utilizadas, o que pode variar de empresa para empresa.
Veja o passo a passo para calcular a previsão de demanda:
Objetivo do modelo: definir a razão pela qual a empresa precisa das previsões.
Coleta e análise de dados: reunir dados históricos e concretos sobre as demandas da empresa. Quanto melhores forem os dados, mais confiável será a previsão.
Seleção da técnica de previsão: as técnicas podem ser divididas entre dois grandes grupos, as qualitativas e quantitativas. No primeiro grupo, temos médias móveis, suavizamento exponencial, entre outras. Já no segundo, existe o método Delphi, pesquisa de mercado e simulação de cenários. Cada técnica tem sua função, mas nenhuma delas abrange a previsão de modo geral.
Obtenção das previsões: hora de checar e analisar os resultados. Vale ressaltar que a confiabilidade na demanda prevista está sujeita a extensão do horizonte pretendido. Ou seja, quanto mais longe no futuro a empresa prever, menor deve ser a confiança dessa previsão.
Monitoração do modelo: é preciso acompanhar e verificar se a técnica e os parâmetros empregados ainda servem aos propósitos da empresa. Em caso de negativa, então ajustes devem ser feitos nos parâmetros do modelo.
Como é preciso ter dados financeiros concretos para fazer uma previsão de demanda, o software AllStrategy Plano pode ajudar o seu negócio!
O AllStrategy Plano centraliza os dados em um único lugar, além de informar o desempenho com os detalhes necessários para aplicar na previsão de demanda.
Rua General Mário Tourinho 1746 80740-000 Bigorrilho - Curitiba
SOFTWARE ALLSTRATEGY PLANO
INSTITUCIONAL
SOFTWARE ALLSTRATEGY FLUXO
RECURSOS
Ao clicar no botão QUERO SER UM PARCEIRO, você concorda com a utilização dos dados informados para um contato comercial via e-mail ou telefone e receber materiais de marketing da Allstrategy. Para obter mais informações sobre nossas práticas, confira nossa Política de Privacidade.
Ao clicar no botão WHATSAPP, você concorda com a utilização dos dados informados para um contato comercial via e-mail ou telefone e receber materiais de marketing da Allstrategy. Para obter mais informações sobre nossas práticas, confira nossa Política de Privacidade.
Ao clicar no botão WHATSAPP, você concorda com a utilização dos dados informados para um contato comercial via e-mail ou telefone e receber materiais de marketing da Allstrategy. Para obter mais informações sobre nossas práticas, confira nossa Política de Privacidade.