O markup é um indicador de varejo utilizado para determinar a margem de vendas de produtos.
Entre as diferentes abordagens para definir preços, o markup é uma das mais adotadas por empresas de produtos e serviços. Mas, antes de conferir se essa estratégia de precificação faz sentido para o seu negócio, é necessário entender seu conceito e funcionamento.
Índice – Neste artigo, você encontrará:
Markup: o que é?
O markup é um índice utilizado para a definição de preços de produtos e serviços. Ele considera a necessidade de que o preço:
- seja competitivo no mercado e atraia clientes;
- cubra as despesas fixas e variáveis; e
- gere lucro.
Em outras palavras, é uma métrica de precificação que soma os custos de produção, as despesas e a margem de lucro pretendida para chegar ao preço ideal de venda de um produto ou serviço. Com essa métrica, a empresa consegue identificar o valor mínimo necessário para cobrir seus custos.
Como o fator preço é determinante para a diferenciação e competitividade, esse indicador é essencial para uma gestão empresarial eficiente.
Por que o markup é tão importante?
Como empresa, você já olhou para o preço da concorrência ao precificar seus produtos e serviços? Essa é uma prática comum, especialmente em empresas de pequeno porte. Mas será que é uma prática estratégica?
Os custos e despesas para a produção e distribuição de seus produtos são diferentes dos da concorrência. Adotar essa prática de precificação pode ser arriscado por não mapear esses gastos, o que pode impactar negativamente o caixa e a saúde financeira da sua empresa.
De modo geral, o markup:
- melhora os lucros;
- aumenta a segurança nas negociações;
- ajuda no posicionamento de marca;
- mapeia melhor os gastos da empresa;
- mantém a saúde financeira da empresa;
- impacta o processo de decisão do consumidor.
Qual é a diferença entre margem e markup?
A margem de lucro é um componente utilizado no cálculo do markup. Portanto, é um termo diferente do markup, mas está relacionado a ele. Nesse indicador, uma parte do preço de venda é subtraída pelos custos para identificar o lucro na venda de um produto unitário.
Como mencionado acima, o markup é calculado a partir do custo, ao qual se adiciona um percentual que inclui a margem de lucro, para encontrar o preço mais adequado de um produto.
As duas técnicas são igualmente necessárias na criação de uma estratégia de definição de preços para a empresa.
Cálculo do markup
A base de cálculo para identificar o markup é:
Markup = 100 / [100 – (DF + DV + ML)]
- DF: Despesas fixas, que ocorrem todos os meses, como salários dos colaboradores e internet.
- DV: Despesas variáveis, que podem variar a cada mês, como comissões e impostos por venda.
- ML: Margem de lucro, o percentual de lucro em cada venda.