Indicadores de gestão: 6 métricas para acompanhar na sua empresa
Indicadores de gestão comunicam de forma quantificável os resultados da empresa.
As empresas hoje estão inseridas em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. O desafio atual é manter-se relevante mesmo neste contexto. Para isso é importante avaliar seus resultados, e os indicadores de gestão surgem com esse objetivo.
Os indicadores de gestão são ferramentas utilizadas no contexto corporativo para avaliar o desempenho de um negócio. Com eles, a análise de cenários e tomada de decisão são baseadas em dados concretos, o que garante melhores resultados.
Também conhecidos como KPIs ou indicadores-chave de desempenho, os indicadores de gestão são tidos como termômetros, pois, com ele as equipes conseguem mensurar as estratégias e avaliar se são ou não eficazes para o objetivo buscado.
Qual a importância dos indicadores para uma empresa?
Os indicadores de gestão transformam dados brutos e informações complexas em insights sobre o desempenho de diferentes áreas de uma organização. Eles permitem mapear a produtividade das equipes, a eficácia de processos, a produtividade das equipes e outros pontos relevantes para o sucesso de uma empresa.
Exemplos de indicadores de gestão
Cada indicador avalia a empresa de uma perspectiva diferente, desde a performance financeira até de recursos humanos. Veja, a seguir, alguns exemplos.
1. Taxa de Retorno Sobre Investimento (ROI)
Métrica financeira, o ROI mensura a eficácia da empresa de converter investimento em lucro. Ele é determinante para identificar a rentabilidade de diferentes investimentos. A partir do resultado, a empresa pode tomar melhores decisões de onde alocar seus recursos.
Cálculo:
ROI = [(Ganho obtido com o investimento – Custo do investimento) / Custo do investimento] x 100.
Indicador de gestão de clientes, a taxa de retenção mede a capacidade de uma empresa de fidelizar seus clientes. Uma taxa alta indica satisfação e lealdade à marca, já uma taxa baixa pode sinalizar algum problema, quase sempre atrelado ao produto ou serviço.
Cálculo:
Taxa de Retenção = [(Número de clientes no final do período – Número de novos clientes adquiridos durante o período) / Número de clientes no início do período] x 100.
3. Taxa de conclusão de programas de treinamento
Métrica de aprendizagem, a conclusão de programas de treinamento avalia o resultado dos programas de treinamento. Neste caso, alta taxa indica relevância e engajamento dos colaboradores.
Cálculo:
Taxa de Conclusão = (Número de funcionários que completaram o treinamento / Número total de funcionários inscritos) x 100.
4. Índice de cumprimento de prazos
Taxa para avaliar os processos internos, o índice de cumprimento de prazo avalia se os prazos são respeitados, desde na execução de tarefas até na entrega de produtos.
Cálculo:
Índice de Cumprimento de Prazos = (Número de entregas ou tarefas concluídas no prazo / Número total de entregas ou tarefas) x 100.
5. Taxa de rotatividade de funcionários (Turnover)
KPI de RH, a taxa de turnover traz dados sobre os desligamentos de uma empresa. Alta rotatividade pode significar problemas de gestão e insatisfação no trabalho.
Cálculo:
Turnover = (Número de funcionários que saíram / Número médio de funcionários durante o período) x 100.
6. Custo de Aquisição de Cliente (CAC)
Indicador da área de marketing, o CAC avalia qual o custo total para aquisição de um novo cliente.
Cálculo:
CAC = (Custos totais com marketing e vendas) / (Número de novos clientes adquiridos).
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