Gestão Empresarial

Indicadores de gestão: 6 métricas para acompanhar na sua empresa

Indicadores de gestão

Indicadores de gestão comunicam de forma quantificável os resultados da empresa.

As empresas hoje estão inseridas em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. O desafio atual é manter-se relevante mesmo neste contexto. Para isso é importante avaliar seus resultados, e os indicadores de gestão surgem com esse objetivo.

Veja aqui detalhes sobre esse assunto.

Índice – Neste artigo, você encontrará:

O que são indicadores de gestão?
Qual a importância dos indicadores para uma empresa?
Exemplos de indicadores de gestão

O que são indicadores de gestão?

Os indicadores de gestão são ferramentas utilizadas no contexto corporativo para avaliar o desempenho de um negócio. Com eles, a análise de cenários e tomada de decisão são baseadas em dados concretos, o que garante melhores resultados.

Também conhecidos como KPIs ou indicadores-chave de desempenho, os indicadores de gestão são tidos como termômetros, pois, com ele as equipes conseguem mensurar as estratégias e avaliar se são ou não eficazes para o objetivo buscado.

Qual a importância dos indicadores para uma empresa?

Os indicadores de gestão transformam dados brutos e informações complexas em insights sobre o desempenho de diferentes áreas de uma organização. Eles permitem mapear a produtividade das equipes, a eficácia de processos, a produtividade das equipes e outros pontos relevantes para o sucesso de uma empresa.

Exemplos de indicadores de gestão

Cada indicador avalia a empresa de uma perspectiva diferente, desde a performance financeira até de recursos humanos. Veja, a seguir, alguns exemplos.

1. Taxa de Retorno Sobre Investimento (ROI)

Métrica financeira, o ROI mensura a eficácia da empresa de converter investimento em lucro. Ele é determinante para identificar a rentabilidade de diferentes investimentos. A partir do resultado, a empresa pode tomar melhores decisões de onde alocar seus recursos.

Cálculo:

  • ROI = [(Ganho obtido com o investimento – Custo do investimento) / Custo do investimento] x 100.

Leia também: Principais KPIs da tesouraria

2. Taxa de retenção de clientes

Indicador de gestão de clientes, a taxa de retenção mede a capacidade de uma empresa de fidelizar seus clientes. Uma taxa alta indica satisfação e lealdade à marca, já uma taxa baixa pode sinalizar algum problema, quase sempre atrelado ao produto ou serviço.

Cálculo:

  • Taxa de Retenção = [(Número de clientes no final do período – Número de novos clientes adquiridos durante o período) / Número de clientes no início do período] x 100.

3. Taxa de conclusão de programas de treinamento

Métrica de aprendizagem, a conclusão de programas de treinamento avalia o resultado dos programas de treinamento. Neste caso, alta taxa indica relevância e engajamento dos colaboradores.

Cálculo:

  • Taxa de Conclusão = (Número de funcionários que completaram o treinamento / Número total de funcionários inscritos) x 100.

4. Índice de cumprimento de prazos

Taxa para avaliar os processos internos, o índice de cumprimento de prazo avalia se os prazos são respeitados, desde na execução de tarefas até na entrega de produtos.

Cálculo:

  • Índice de Cumprimento de Prazos = (Número de entregas ou tarefas concluídas no prazo / Número total de entregas ou tarefas) x 100.

5. Taxa de rotatividade de funcionários (Turnover)

KPI de RH, a taxa de turnover traz dados sobre os desligamentos de uma empresa. Alta rotatividade pode significar problemas de gestão e insatisfação no trabalho.

Cálculo:

  • Turnover = (Número de funcionários que saíram / Número médio de funcionários durante o período) x 100.

6. Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

Indicador da área de marketing, o CAC avalia qual o custo total para aquisição de um novo cliente.

Cálculo:

  • CAC = (Custos totais com marketing e vendas) / (Número de novos clientes adquiridos).

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Tags: planejamento estratégico, Planejamento Orçamentário, Plano