Se você ainda não ouviu falar de GMD ou Gestão Matricial de Despesas, este é o momento. O recurso é cada vez mais utilizado por empresas com muitas unidades e centros de custo e, portanto, precisam ter um maior controle financeiro.
É comum que as despesas e receitas de um setor sejam administradas pelo seu gestor direto. Então, a metodologia propõe que receitas e despesas sejam agrupadas e denominadas de pacotes, enquanto as unidades organizacionais da empresa são denominadas de entidades.
Desta forma, os dados são colocados em uma matriz, na qual as entidades ficam posicionadas na horizontal e os pacotes na vertical. Assim, há um cruzamento dos dados e assim, uma melhor visualização do orçamento.
Como funciona o GMD
Vamos usar como exemplo as despesas com combustível. Se antes cada setor era responsável por esse tipo de gasto, no GMD as despesas de todos os centros de custo ficam sob a responsabilidade do gestor do pacote.
O gestor da entidade propõe o orçamento desejado e este será negociado junto ao gestor do pacote, que terá autonomia para aprovar ou não o que foi proposto. Com todos os valores aprovados, estes são dispostos na matriz.
A medida que o orçamento vai sendo realizado, é possível verificar se o que foi aprovado está sendo mantido ou se foi extrapolado. Se houve desvio, é possível criar planos de ação para adequar os valores e manter a linha da tendência.
Entenda quais são os benefícios
Com a gestão matricial de despesas, é possível desenvolver o orçamento de forma mais assertiva e assim, reduzir custos, visto que o gestor de pacote analisará cada orçamento proposto criteriosamente, evitando valores inflacionados.
Além disso, a empresa não utilizará mais a base histórica para desenvolver o orçamento. Isso proporciona uma maior revisão de despesas e receitas, ajustando-as conforme as necessidades reais de cada centro de custo.
E para facilitar esse processo, há softwares de gestão orçamentária que possuem o módulo de OMD, automatizando o recurso e tornando-o muito mais rápido, seguro e eficiente. Tal ferramenta também possibilita uma análise de performance mais assertiva, além de possibilitar a criação de indicadores de desempenho e planos de ação, e muitos outros recursos para uma gestão financeira mais transparente e eficaz.