A gestão de compliance conquistou seu espaço no meio empresarial, deixando de ser apenas uma tendência para se tornar uma necessidade.
Como ferramentas de uma boa gestão, tanto o compliance quanto a governança corporativa visam manter as empresas alinhadas em relação às normas, diretrizes e processos que refletem na transparência delas. Em outras palavras, essas práticas são essenciais para uma atuação ética e responsável das empresas no mercado.
Além disso, o compliance estabelece uma rotina de conformidade com leis, normas e regras, sejam federais ou internas, atendendo tanto às demandas sociais quanto às exigências dos stakeholders.
A seguir, vamos entender melhor o que é a gestão de compliance e qual a sua importância.
Compliance é originário da língua inglesa e, em tradução livre, significa “conformidade”. No âmbito empresarial ele está diretamente relacionado ao significado da palavra em si.
A gestão de compliance é uma série de políticas, procedimentos e práticas criadas com a intenção de manter a boa conduta corporativa e sua conformidade em relação às normas, leis e regulamentos, internas ou externas, pertinentes ao seu ramo de atuação.
A implementação do compliance estabelece diretrizes precisas para as atividades empresariais, abrangendo tanto a empresa quanto seus stakeholders, ou seja, os indivíduos e organizações impactados pelas ações da empresa.
Com isso, podemos dizer que o papel da gestão de compliance garante uma operação dentro de parâmetros legais e éticos que beneficiam a empresa e mitigam os riscos de fraudes, processos judiciais e danos financeiros. Veja mais a seguir.
Qual é o papel do compliance em uma organização?
Em teoria, o papel de atuação do compliance dentro de uma organização é simples: garantir que o negócio esteja sempre alinhado e de acordo com as normas, leis e regulamentos pertinentes ao seu segmento de atuação; além de trabalhar para evitar fraudes e desvios que podem gerar multas ou problemas legais.
Na prática, porém, o trabalho não é fácil. Ele exige muito empenho por parte de seus profissionais que devem contar com um time qualificado e ferramentas tecnológicas robustas para viabilizar suas tarefas.
O compliance é uma espécie de elo que une gestores, funcionários, fornecedores e stakeholders em prol do alcance das metas da corporação.
Pouco adianta um setor cumprir todas as leis e diretrizes e outro não. A consequência recai sobre a empresa de modo geral. Por isso, contar com uma boa comunicação, time especializado e ferramentas úteis é importante para solidificar e dar força à gestão de compliance.
Contudo, quando a situação já apresenta riscos iminentes, temos uma ramificação do compliance que pode ajudar: o gerenciamento de risco.
Diferença entre compliance e gerenciamento de risco
Diferente da gestão de compliance, que se concentra em manter a empresa em conformidade com suas obrigações legais e regulamentares, o gerenciamento de riscos visa identificar, avaliar e responder às incertezas decorrentes de fatores internos e externos.
O gerenciamento ou a gestão de riscos engloba um conjunto de processos que visam corrigir falhas, evitar erros e resguardar uma empresa contra incidentes que a comprometem no mercado.
Portanto, a gestão de compliance e o gerenciamento de riscos representam facetas complementares com perfis diferentes dentro da gestão de um negócio.
O compliance é um alinhamento da gestão empresarial acerca das leis, diretrizes e regulamentações. Como, por exemplo, cumprimento das obrigações fiscais e políticas internas.
Já o gerenciamento de riscos é um braço do compliance. Ele apresenta ferramentas capazes de prever e monitorar possíveis perigos, detectar falhas nos processos e agir caso aconteçam problemas.
A gestão de compliance é uma estratégia fundamental para garantir mais transparência dentro da sua empresa quanto aos processos existentes.
Isso aproxima os stakeholders, além de mostrar como os gestores e funcionários estão alinhados quanto aos procedimentos, gerando maior destaque no mercado.
Empresas que ainda não aplicaram o compliance em seu planejamento tendem a correr mais riscos e atrair prejuízos financeiros, patrimoniais e de imagem, por exemplo.
Abaixo, listamos alguns benefícios que a gestão de compliance traz ao seu negócio:
Auditoria interna: o compliance oferece informações para ajudar nas análises e leituras feitas durante as auditorias;
Governança corporativa eficaz: a condução do compliance auxilia na transparência da governança e expande os instrumentos que ela pode utilizar em seus processos;
Imagem melhor: uma empresa com o compliance eficiente possui mais credibilidade no mercado com clientes, investidores e fornecedores;
Janela de oportunidades: a boa gestão de compliance é importante para aquelas empresas que buscam mercados externos;
Produtividade assertiva: os produtos ou serviços oferecidos passam a ter uma qualidade melhor.
Compliance é essencial para o bom funcionamento de qualquer empresa. A falta dele pode resultar em sérios problemas, desde desalinhamento das diretrizes internas até não cumprimento das normas fiscais, o que pode levar a problemas de gestão e até mesmo ao fechamento do negócio. Então, não deixe de levar esse conceito para dentro do seu negócio. Nesse outro artigo, falamos sobre o compliance e ensinamos você a implementá-lo passo a passo, confira!
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