Hoje em dia, melhorou, e muito, a quantidade e qualidade de dados que podem ser utilizados para traçar estratégias eficazes para os negócios. No entanto, ainda é possível afirmar que boa parte dessas informações ainda não são bem exploradas.
Estamos vivendo uma verdadeira revolução tecnológica e, para que a inteligência de mercado continue a crescer e transformar digitalmente as empresas dos mais diversos segmentos, é necessário ir além da visão de Business Analytics. É preciso ir em direção à oportunidade que a tecnologia proporciona de utilizar tais informações, não só como um monitoramento, mas para solucionar problemas que até então, aparentemente, não tinham solução.
Afinal, o que é inteligência de dados e como utilizar?
Inteligência de dados nada mais é que organizar as informações, para integrá-las em softwares que automatizam os processos e proporcionam intervenções mais assertivas para os usuários. Não é à toa que a tecnologia está revolucionando a maneira de gerir os negócios. A possibilidade de gerenciar esse enorme fluxo de dados, utilizando-o para projetar cenários, criar indicadores de desempenho, e desenvolver estratégias mais assertivas, torna a empresa mais competitiva para o mercado.
Além disso, por meio da inteligência de dados, é possível conduzir a transformação digital nas empresas, não só na automação dos processos e na utilização da informação para encontrar soluções que otimizem o dia a dia dos setores, mas também na cultura da corporação, que passa a trabalhar com foco no melhor gerenciamento desses dados.
Segurança da informação
Quando falamos em uma grande geração de dados, a segurança dos mesmos é uma preocupação pertinente. À medida que a tecnologia avança na direção da inteligência de dados, também aumentam os investimentos em gatilhos de segurança para a proteção de tais informações. O cloud computing, é um excelente exemplo de tecnologia cuja política de segurança de dados está cada vez mais rígida, visto que a informação é criptografada e dividida em várias partes espalhadas em servidores na nuvem, dificultando a ação de hackers.
Um mar de oportunidades
Com o gerenciamento inteligente de dados, é possível otimizar muitas áreas dentro da empresa. As vendas ficam mais assertivas, visto que é deixado de lado somente a análise preditiva das informações, fazendo que as mesmas passem a atuar na personalização do perfil do consumidor, direcionando produtos e serviços de acordo com uma demanda mais específica.
Os investimentos da corporação são melhor projetados e programados, evitando desperdício e até mesmo, um impacto negativo no fluxo de caixa. Os dados provenientes da folha de pagamento podem ser melhor aproveitados, possibilitando a projeção de contratações, demissões, bonificações, férias e dissídio coletivo.
Em relação à análise de dados, a tecnologia avançou no desenvolvimento de dashboards que possibilitam a visão das informações em tempo real, além de relatórios de alta performance e fácil visualização, que aumentam a rapidez e a segurança na tomada de decisão.