Toda empresa lida com um volume enorme de dados. Da parte logística ao financeiro, cada setor da organização gera muitas informações, que devem ser bem-organizadas e gerenciadas, para garantir um bom funcionamento dos negócios.
Embora todos os dados sejam importantes, a área financeira lida com elementos sensíveis e que são a base para a saúde econômica da empresa. Afinal, sem dinheiro em caixa, uma companhia não resiste muito tempo.
Assim, com o crescimento dos negócios, a tendência é que os dados aumentem exponencialmente também. É nesse momento que a automação da área financeira se torna essencial para otimizar processos e garantir sua segurança.
Acompanhe nesse artigo como ter dados financeiros mais confiáveis para realizar uma gestão de caixa mais assertiva.
Gestão de tesouraria: a base financeira
A área da tesouraria, responsável pelo fluxo de caixa da empresa, lida com as informações sobre movimentações financeiras. O setor precisa de um controle eficiente para ter conhecimento da situação do caixa em determinado momento.
Por exemplo, os gestores podem desejar saber qual a previsão de caixa em 90 dias. Para isso, a tesouraria precisa considerar as entradas e saídas programadas, bem como os investimentos e valores já contabilizados.
Quanto mais detalhados forem os dados, mais preciso será o controle do caixa. E essa qualidade de informação permite que a empresa tome decisões mais eficientes, com mais agilidade, pois tem a real noção da sua situação.
Isso evita que compromissos sejam assumidos ou planos sejam elaborados de forma a onerar o caixa, prejudicando sua existência ao longo do tempo.
Além disso, a tesouraria é uma área-chave nas instituições e é fundamental que o gerente do setor tenha total controle das informações, conseguindo repassar os dados necessários para os demais gestores com agilidade e segurança.
Para isso, os processos precisam ser revistos, otimizando tanto o fluxo de números quanto a organização das transações financeiras.
A importância da automação financeira
É possível organizar as informações da tesouraria de várias formas, mas dificilmente um processo manual e apoiado em planilhas eletrônicas trará a rapidez e a segurança que a empresa precisa.
Isso porque esses documentos são acessados por muitas pessoas, que podem alterar alguma fórmula ou número sem querer, e demandam a inserção manual de dados, o que aumenta a chance de erro em alguma etapa do processo.
Dependendo do tamanho da empresa, as planilhas financeiras podem ficar enormes, pesadas e se um número estiver errado ali, será muito difícil encontrar o equívoco, mas os resultados podem ser desastrosos.
Por exemplo, se algum pagamento não for devidamente contabilizado (ou estiver programado para o período errado), irá camuflar as finanças, apresentando uma situação que não existe.
Por isso, o melhor caminho é a automação da área financeira, contando com softwares de gestão de tesouraria. Esse tipo de sistema apresenta as funções necessárias para acompanhar o caixa da empresa de forma mais rápida e com maior segurança dos dados.
Assim, a equipe financeira pode deixar as atividades manuais e repetitivas de lado e focar em projetos estratégicos, que trarão ainda mais valor para a empresa.
Isso sem perder a qualidade dos dados apresentados, pois há pouca interferência humana nos processos, visto que os sistemas de gestão da companhia são integrados e realizam seus fluxos de dados automaticamente.
Como ter dados financeiros mais confiáveis
A confiança dos dados financeiros vem de saber que tudo o que está no seu controle de caixa está correto. Ou seja, você sabe que todos os documentos foram contabilizados, os valores estão de acordo com o esperado e nenhuma informação ficou para trás.
Realizar esse processo em planilhas é mais difícil, pois o arquivo pode ser manuseado por diversas pessoas, o que reduz a segurança das informações. Além disso, com o lançamento manual, a chance de erros aumenta.
Por isso, é muito importante investir em um software de gestão de tesouraria, que centraliza todas as informações em um só lugar, além de realizar a atualização dos dados de forma automática.
Com a automação da área financeira, a probabilidade de fraudes e inconsistências contábeis ocorrerem diminui consideravelmente. Isso porque as informações são atualizadas periodicamente e sem interferência humana – ou seja, sem inserção de dados, que podem estar corrompidos.
Contar com um software de fluxo de caixa é essencial para garantir a agilidade da análise dos dados da empresa, além de aumentar a confiança nos dados apresentados, pois tudo é contabilizado e alterado de forma automática.
Assim, a equipe financeira pode focar em atividades mais estratégicas e diminuir o tempo das tarefas manuais e repetitivas – aquelas que podem gerar os erros do fluxo de caixa.
Uma gestão de tesouraria eficiente leva em consideração todos os valores a pagar e receber da empresa, acompanhando de perto a movimentação dos recursos, para que nenhum dado fique mascarado – e essa é a função do software de gestão de tesouraria.
Invista no futuro da sua empresa
Por melhor que seja seu caixa hoje, se ele não for bem administrado, não durará para sempre. Por isso, vale a pena investir em um software de gestão de tesouraria, que consolide todos os dados necessários de forma rápida, segura e confiável.
Quanto mais transparente for seu controle de caixa, melhores serão os resultados do seu negócio, pois todas as decisões serão tomadas com base em informações reais e confiáveis.
Conheça o software de tesouraria da AllStrategy e tenha uma gestão de fluxo de caixa mais eficiente.