Para que os negócios cresçam de maneira a cumprir metas e resultados, é preciso que a gestão tenha dados e conteúdo para considerar no planejamento. Os indicadores de desempenho (KPIs) são um meio eficaz para realizar esse acompanhamento, assim como para analisar a evolução dos objetivos da empresa.
Organizações que almejam manter um crescimento sustentável e continuar no mercado, precisam avaliar constantemente a performance do seu negócio. Pois, é a partir dessa avaliação que a gestão identificará problemas e, principalmente, soluções a fim de ajustar as rotas, sem causar grandes impactos.
Nesta perspectiva, há diversos índices que podem ser monitorados, alguns são específicos para certos segmentos, mas existem aqueles que são úteis a todos os setores de atuação. Reunimos a seguir os 5 principais indicadores para uma empresa – e também como a tecnologia é útil neste processo.
1. Indicadores de lucratividade
Uma das formas de compreender se as estratégias adotadas estão sendo assertivas, são os indicadores de lucratividade. Eles avaliam se os resultados da empresa estão positivos ou negativos, em comparação aos custos das atividades (despesas fixas, por exemplo).
2. Indicadores de pessoal
As informações sobre o quadro de pessoal são muito importantes para entender tanto os aspectos econômicos quanto a satisfação dos colaboradores.
Dados como turnover (rotatividade da empresa em determinado período) e horas extras contribuem para incluir ações no planejamento estratégico de melhoria, caso existam oportunidades.
3. Indicadores de vendas
Importante para apoiar o entendimento dos resultados financeiros do negócio. Os indicadores podem envolver desde o ticket-médio da empresa, até as categorias de produtos e/ou serviços mais vendidos.
Não há dúvida de que é necessário entender o desempenho das vendas e o quanto isso impacta no seu caixa.
4. Indicadores de marketing
A área de marketing é muito rica e pode gerar diversos insights para a empresa, como informações sobre o investimento em determinadas campanhas e o seu retorno (ROI). Esses índices trazem dados importantes sobre as estratégias da empresa, bem como a quantidade de leads gerados por cada setor.
5. Indicadores financeiros
Não é possível pensar na gestão orçamentária sem considerar seus indicadores financeiros e envolvê-los no planejamento do negócio de curto a longo prazo.
Dados como a liquidez corrente, por exemplo, demonstram a capacidade da empresa em cumprir com suas obrigações no curto prazo, sendo de grande relevância para garantir a saúde financeira do negócio.
Automação e produtividade
É claro que além de obter os KPIs, gestores deverão examinar esses índices de maneira assertiva para que possam transformar dados em ações. Entre acompanhar indicadores em planilhas eletrônicas ou fazê-lo com auxílio de um software de gestão, a segunda opção oferece mais segurança e otimização a este processo.
A tecnologia reduz os possíveis equívocos que acontecem em atividades realizadas manualmente – como o preenchimento de planilhas. Assim, utilizar tecnologia nas operações torna o acompanhamento dos indicadores muito mais ágil e preciso.
Quanto mais automatizado for o processo, mais confiável, proporcionando aos gestores mais convicção para analisarem os números e tomar decisões.
O Software Plano conta com um recurso específico para isso e ainda é possível atrelar seus indicadores ao planejamento orçamentário e estratégico do negócio, além dos demais índices que se adaptam de acordo com a sua necessidade.
Assim, você tem benefícios como:
- Mais rapidez nas análises, já que a gestão não precisa estudar cada célula de uma planilha para entender os resultados;
- Aumento na produtividade; uma vez que o processo se torna mais rápido e assertivo;
- Insights ricos para o seu negócio, pois ao acompanhar os KPIs de perto, é possível identificar pontos de melhoria no negócio no timing certo.
Conheça o Software Plano e veja como usá-lo para apoiar o crescimento da sua empresa e traçar estratégias com recursos completos para a gestão e o seu desenvolvimento.