Quando pensamos em abrir uma empresa, a nossa primeira ideia é ter sucesso nessa empreitada e ganhar muito dinheiro. Isso é o que a maioria das pessoas deseja quando abre seu próprio negócio. Reconhecimento, status e uma conta bancária gorda. Há aqueles mais humildes que querem simplesmente fechar o ano sem nenhuma dívida.
Seja como for, nessa fase inicial surgem muitas ideias. Ainda mais se a empresa não for gerida apenas por uma pessoa e sim, por sócios ou por uma diretoria. Excelentes ideias se perdem se não forem estudadas e organizadas em um planejamento.
As metas devem estar claras e projetadas para que os objetivos sejam alcançados conforme o desejado. A empresa que já está consolidada no mercado, também precisa gerir as metas e objetivos, estudando os cenários para que aquela boa ideia, que sempre surge, traga resultados positivos e não impacte negativamente a ponto de levar a instituição à bancarrota.
Nesse artigo, iremos abordar 4 dicas essenciais para otimizar o planejamento estratégico na sua empresa.
Indicadores de desempenho
Para desenvolver o planejamento estratégico de forma assertiva, é necessário estabelecer quais os indicadores de desempenho, ou KPIs, como também são chamados, que são métricas que indicam a performance da empresa.
Tais indicadores podem ser quantitativos os qualitativos e devem ser assertivos na função de indicar os resultados evolutivos da instituição e assim servir de parâmetro para uma tomada de decisão mais eficiente.
Planos de ação
O plano de ação é muito utilizado por gestores para atingir metas e melhorar os indicadores de desempenho. Tal recurso auxilia a definir as ações a serem realizadas, na maioria das vezes a curto prazo, determinando os responsáveis e os prazos a serem executados.
Assim, fica mais fácil colocar em prática a estratégia traçada e acompanhar a evolução dos objetivos determinados. Por exemplo: Para alavancar as vendas no Dia das Mães, é possível desenvolver um plano de ação para a promoção de tal linha de produto e assim, chegar aos índices desejados.
Mapa estratégico
Mapa estratégico é uma metodologia derivada do BSC (Balanced ScoreCard), na qual os objetivos estratégicos são organizados sob perspectivas distintas, a fim de que a estratégia da empresa fique clara aos gestores.
Os objetivos são organizados em diagramas e interligados entre si, com relações de causas e efeitos e podem ser atrelados a indicadores de desempenho e planos de ação. Assim, a estratégia traçada se comunica melhor com os membros da instituição e o acompanhamento é realizado de forma mais eficiente e assertiva.
Escolha o melhor software
Há muitas maneiras de desenvolver os recursos citados nesse artigo, mas a tecnologia está aí para otimizar essas tarefas. Há softwares que realizam essas e outras funcionalidades de uma forma muito mais rápida, eficiente e assertiva. Há aplicativos, inclusive, que desenvolvem não só o planejamento estratégico, como também a projeção orçamentária, proporcionando um melhor controle de budget e uma gestão inteligente de despesas.
Para escolher a melhor opção, é preciso pesquisar as vantagens de cada modelo e o custo-benefício que melhor se encaixa a sua empresa. Há ferramentas robustas e completas, que auxiliam na parte estratégica e financeira, com armazenamento na nuvem e que funcionam como SaaS. Vale a pena utilizar a tecnologia a favor de melhores resultados.