Embora o mercado esteja aquecido com a retomada econômica, o período de instabilidade ainda assombra a gestão orçamentária das empresas. Após vivenciar um contexto de rápidas mudanças e incertezas, as organizações começam a entender de que forma se preparar para o “novo normal”.
A insegurança gerada pela pandemia acendeu um alerta para os gestores sobre o futuro dos negócios e como acompanhar as flutuações no cenário mundial. Com isso em mente, a projeção de cenários pode ser o diferencial entre o impacto positivo ou negativo do seu negócio.
Neste artigo, você vai entender como a estratégia pode ajudar a sua gestão a se preparar para as movimentações do mercado.
Projeção de cenários
Não havia como prever a crise de saúde global que se instalou em 2020 e seus desdobramentos. Entretanto, existem outros contextos que podem — e devem — ser planejados para evitar surpresas no planejamento orçamentário.
Um exemplo é na identificação de oportunidades. Imagine que, hipoteticamente, os gestores ainda não sintam segurança na transação/tomada de decisão. Neste ponto, é possível traçar cenários em que a situação é favorável ou não, e preparar o planejamento estratégico para ambos os cenários.
Assim, é possível traçar quais serão os próximos passos, levando em consideração dados históricos sobre o que já foi realizado e funcionou (ou não) e planejar de acordo com os elementos que podem impactar no resultado.
Além disso, a projeção proporciona ainda mais benefícios para o dia a dia da gestão orçamentária, como:
Otimizar recursos
Permite entender quais recursos serão necessários para determinada situação, de forma a evitar o desperdício ou mesmo a ausência dos insumos. Dados históricos também são poderosos para identificar pontos de melhoria e despesas que a organização pode economizar.
Agilidade nos processos
Ao pensar quais cenários podem acontecer no futuro — seja ele próximo ou não —, a gestão não precisa se adaptar às pressas. A projeção facilita a identificação de ajustes de rota de maneira mais ágil e eficiente, permitindo melhorias no planejamento orçamentário de acordo com a necessidade do momento, como em casos de aumento na projeção de custos variáveis, por exemplo.
Tomada de decisões mais assertiva
Com mais agilidade para identificar as mudanças, é natural que o processo de tomada de decisões seja mais rápido também. Assim, a projeção contribui com uma análise mais assertiva do cenário, contribuindo com melhores resultados para a gestão orçamentária baseada nos antecedentes e informações pertinentes para a decisão.
Mais oportunidades para a gestão
Além dos recursos para otimizar o planejamento orçamentário e tomar melhores decisões, a projeção de cenários também contribui com uma visão mais ampla das oportunidades disponíveis para a organização. Ao ter clareza dos próximos passos, os gestores também podem analisar as propostas e identificar como potencializar seus resultados.
Para evitar imprevistos e desvios de rota sem planejamento, a projeção de cenários é uma alternativa que traz resultados positivos para a organização, bem como amplia seu leque de oportunidades.
Com o apoio da tecnologia, é possível usar a ferramenta para complementar as atividades operacionais e tornar o processo mais dinâmico e claro. Conheça os benefícios de incluir um software financeiro na sua rotina de trabalho no artigo “7 motivos para sua empresa usar um software de Gestão Orçamentária”