Imagine gastar o equivalente a R$4.000 para comprar uma linha telefônica. Parece absurdo, mas era a realidade de muitos cidadãos em um passado não muito distante. As pessoas vendiam carro, entravam em fila de espera e gastavam fortunas para ter o privilégio de ter telefone em casa.
Antigamente, era comum a compra de bens e serviços, como um investimento seguro, que refletia como status para aqueles que os adquiriam. Ter imóveis, automóveis, títulos de clubes, linhas de telefone, entre outros, era sinônimo de posses, que posteriormente poderiam vir a ser herança para membros da família.
Hoje em dia, a tendência de consumo mudou. As pessoas estão preferindo pagar pela utilização do que possuir o produto. Fica muito mais acessível ao bolso, pagar uma diária ou uma assinatura mensal, alugar uma sala por poucas horas para alguma reunião, utilizar serviços de transporte individual, do que comprar o bem em si.
A tecnologia a serviço de todos
Apesar dessa mudança, algumas empresas ainda mantêm a obsoleta venda de licenças de seus aplicativos, obrigando o cliente a comprar para poder utilizá-lo. Assim como outros negócios, nós, da AllStrategy, também vendíamos neste formato. Porém, sentíamos a necessidade de inovar aplicando uma tendência mundial aos nossos negócios.
O processo orçamentário é algo complicado, que dispende tempo e esforços da equipe, tornando o desenvolvimento do planejamento financeiro algo maçante e cansativo. Então, pensamos: Por que não simplificar esse processo? Por que não desenvolver uma ferramenta que pudesse minimizar tais esforços, reduzir falhas e ainda otimizar a gestão dos clientes?
O AllStrategy Plano
Com plena confiança em nosso produto e na qualidade de nossos serviços, percebemos que estava na hora de nos libertar de velhos paradigmas e oferecer aos nossos clientes mais que um software orçamentário. Queríamos desenvolver um aplicativo que proporcionasse agilidade.
Assim criamos o AllStrategy Plano. Com foco total no usuário, identificamos as necessidades, dificuldades e principais problemas que poderíamos sanar com recursos da nossa ferramenta. Proporcionamos, além de segurança e transparência na projeção orçamentária, mobilidade. Mobilidade, não só pelo contrato de serviço que garante liberdade de escolha ao cliente, mas também para que possa acessar seus dados de qualquer lugar com acesso à internet.
Para isso, investimos no desenvolvimento de um aplicativo completo, diferente dos existentes no mercado, com tecnologia com armazenamento na nuvem, para que nossos clientes pudessem dispensar recursos de TI e implantar com uma velocidade incrível.
O risco que se transformou em diferencial
É claro que foi uma decisão importante. Muitos concorrentes até hoje continuam no mesmo modelo comercial de venda de licenças e mudar poderia gerar um certo desconforto financeiro, mas no nosso caso, só serviu de combustível para nos impulsionar no propósito de inovar e trazer um diferencial para o mercado.
Foram três anos, desde as modelagens iniciais até o desenvolvimento final. Durante esse processo, houveram muitos testes, erros e adaptações. No entanto, assumir este risco nos rendeu aproximadamente 2.500 usuários em 18 meses. Nossa carteira de clientes aumentou 50% em 2 anos.
Nossa preocupação não está apenas em inovar constantemente, mas também reter nossos clientes com um atendimento completamente eficiente e diferenciado.
Parar? Nunca. Estamos sempre lançando novas versões, que hoje somam mais de 1.000 funcionalidades que o AllStrategy Plano proporciona com o que há de melhor no segmento. Prover aplicabilidade como serviço, facilitando o trabalho do usuário e possibilitando uma gestão mais otimizada e assertiva, foi o caminho que encontramos para crescer, juntamente com os nossos clientes.
Carlos Augusto Moreira
Fundador da AllStrategy e Idealizador do Software Plano.