Muitas pessoas acreditam que agir é mais importante do que planejar. No entanto, quando o futuro de uma empresa está em jogo, essa é uma prática que precisa ser priorizada. Conforme já dissemos anteriormente, quando o planejamento estratégico é bem estruturado, ele traz grandes benefícios. Por exemplo: visualização clara dos objetivos do negócio, mais agilidade para a tomada de decisões e mais engajamento por parte dos colaboradores.
Segundo a última pesquisa do Sebrae sobre a Sobrevivência das empresas no Brasil, a falta de planejamento foi responsável pelo fechamento de 25% das empresas no país em 2016. Embora micro e pequenos negócios tenham sido a maioria dentro desta estatística – aproximadamente 97% –, as grandes organizações também podem sofrer graves consequências pelo simples fato de não planejar.
Por isso, vamos mostrar alguns recursos que podem facilitar o processo do planejamento estratégico e garantir que ele seja mais efetivo. Confira quais são:
Mapa estratégico
O mapa estratégico é considerado um dos métodos mais importantes para o gerenciamento de uma empresa. Trata-se de uma representação visual dos principais objetivos do negócio e da contribuição de cada área para que todos eles sejam alcançados.
Para montar um mapa estratégico é preciso, antes de tudo, ter em mente qual é a missão, visão e valores da empresa e qual o seu objetivo-chave. Em seguida, é necessário definir qual é a proposta de valor do negócio, ou seja, o que o diferencia em relação aos seus concorrentes.
Ao ter essas informações claras, se torna possível elaborar o mapa estratégico a partir de quatro perspectivas principais: financeira, do cliente, interna e de aprendizado e crescimento.
Quando os objetivos de cada uma dessas perspectivas são conectados, cria-se um plano para que a execução de uma etapa desencadeie ou favoreça a realização da outra. Definindo, assim, um roteiro para o crescimento da empresa.
Plano de ação
O plano de ação, por sua vez, é a base do planejamento estratégico. Como o próprio nome sugere, essa ferramenta define as ações a serem tomadas em curto, médio e longo prazo para que os objetivos da organização sejam alcançados.
Para que ele seja efetivo, no entanto, não basta apenas listar o que será realizado. É necessário também definir qual o prazo de início e fim de cada atividade, o orçamento exigido, os responsáveis pela execução, os objetivos das ações e os riscos previstos.
Traçar um plano de ação a partir dessas informações principais, possibilita prevenir e solucionar problemas. Assim como tornar as tomadas de decisões mais assertivas e identificar os gargalos, dentre vários outros benefícios.
Indicadores de desempenho
Também chamados de KPIs (Key Performance Indicators), os indicadores de desempenho são as métricas que quantificam os resultados de uma empresa. Ou seja, eles avaliam a eficácia do que já vem sendo executado e deixam mais claro qual o próximo passo a ser dado para que o negócio alcance as metas definidas pelo planejamento estratégico.
Existem diversos indicadores de desempenho, como o de produtividade, qualidade, capacidade, rotatividade, entre outros. Todos eles atuam de forma fundamental, fornecendo diagnósticos precisos para que as empresas alcancem seus objetivos a partir de análises e cruzamentos de dados.
Análise SWOT
A análise SWOT é uma ferramenta extremamente importante para que a empresa possa planejar o seu futuro. O que ela propõe é a criação de uma matriz a partir das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da organização.
Em outras palavras, possibilita que os negócios conheçam melhor sua situação e também seus concorrentes. Além disso, faz com que saibam com clareza quais são seus pontos fortes e fracos, bem como o que podem explorar e o que pode prejudicá-los. Informações como essas são valiosas para a tomada de decisões e para a definição dos melhores caminhos rumo aos objetivos da empresa.
Matriz BCG
A matriz BCG é um gráfico utilizado para analisar um produto ou serviço em relação ao mercado e à concorrência. Além disso, ela também serve para acompanhar o seu ciclo de vida, montar planejamentos estratégicos e definir planos de vendas.
O gráfico da matriz BCG é composto por dois eixos: crescimento de mercado e participação relativa de mercado. Com os resultados fornecidos por meio dele, é possível entender o desempenho dos produtos e definir quais as melhores ações a serem tomadas. Sobretudo para que impactem positivamente o mercado, conquistem mais clientes e tenham maior visibilidade.
No momento de desenvolver o planejamento estratégico de uma empresa, quanto mais informações houver, melhor. Assim, ele se torna mais efetivo e condizente com a realidade do negócio. Justamente por isso, contar com um software de planejamento orçamentário é um fator que atribui competitividade para a corporação.
Para entender mais a respeito de como escolher o software que melhor se adapta às necessidades da sua empresa, leia o artigo O que avaliar na busca por um software de Gestão Orçamentária?.