A cada dia fica mais nítido o quanto o mundo está interligado. A globalização e a tecnologia uniram todo o mundo em uma Aldeia Global, termo cunhado pelo filósofo Marshall McLuhan, permitindo que grandes distâncias fossem vencidas com transmissões de televisão ou poucos cliques na internet.
Isso tudo facilitou a expansão de empresas, que agora conseguem se comunicar mais rapidamente com suas filiais ao redor do mundo, por exemplo. Também permitiu o contato e o comércio de negócios que, em outros tempos, não tomariam conhecimento uns dos outros.
Porém, com os benefícios da globalização e da expansão de mercados, veio um ônus que afeta a toda a sociedade: com as economias cada vez mais interligadas, se em algum local do mundo houver um problema, será rapidamente sentido por mais lugares no planeta.
Algumas pessoas chamam isso de Efeito Borboleta e foi vivenciado por todo o mundo agora em 2020 com a pandemia do Covid-19, que, em menos de três meses, se espalhou rapidamente da China para praticamente todos os países e afetou a saúde e a economia mundial.
Todos os setores da sociedade foram impactados com a pandemia, alguns mais e outros menos, mas é inegável a necessidade de adaptação por parte das empresas e mercados para conseguirem sobreviver em um ambiente novo que se formou rapidamente.
Como prever mudanças — e se precaver a elas.
O exemplo acima é o mais atual, mas diferentes situações podem mudar o mercado de forma muito rápida. Para as empresas poderem se preparar melhor para as mudanças, grandes ou pequenas, vale a pena considerar estas 5 dicas:
Elabore um planejamento orçamentário
Esta prática consiste em projetar as despesas da empresa, geralmente para um ano, juntamente com as metas de produção e venda, além da programação de investimentos, expansão de mercado, planejamento de RH, etc. Com o planejamento feito, é mais fácil fazer os ajustes e entender qual o impacto das mudanças externas no orçamento da empresa.
Projete cenários econômicos
A criação de cenários auxilia a direção da empresa a tomar decisões, por simular resultados e situações de mercado, feitas a partir do orçamento oficial da instituição. Caso haja alguma mudança no ambiente da empresa, é possível rapidamente fazer do cenário o planejamento oficial, pautando as decisões a partir dele.
Classifique ou elimine despesas supérfluas
Saber ao certo quais despesas são essenciais ou supérfluas orienta a gestão para cortes, caso seja necessário, visto que os negócios continuarão fluindo sem estes gastos, mesmo com limitações. Isto é importante em momentos que a empresa precisa equilibrar ao máximo as receitas com as despesas, para manter a saúde financeira.
Acompanhe os resultados
Estar atento aos resultados que sua empresa oferece pode trazer insights sobre a situação em que ela se encontra. É claro que existem variações que acontecem naturalmente no mercado, mas grandes discrepâncias precisam ser analisadas cuidadosamente, pois podem exigir alguma mudança nos planos da instituição.
Monitore os indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho (também chamados de KPIs) são importantes, por serem eles que dão parâmetros às análises de desempenho dos negócios. Os indicadores variam conforme o ramo de atuação e devem ser revistos sempre que necessário.
Por fim, quanto mais estruturado estiver o planejamento orçamentário e estratégico da empresa, mais facilmente ela poderá reconhecer ameaças e oportunidades para seus negócios.