Quem nasceu na década de 80, ou antes, presenciou gigantes do mercado irem à falência por não acompanhar as mudanças de consumo e por não investirem em inovações.
Quem não se lembra da Kodak, que chegou a liderar 80% das vendas de máquinas fotográficas e 90% do comércio de rolos de filmes? Ou então a Blockbuster, referência mundial em locação de filmes? Ou a Yahoo, que foi um dos maiores portais de internet do mundo, com um valor de mercado de US$125 bilhões e que foi perdendo notoriedade ao longo do tempo?
Qual foi o erro? É claro que empresas desse porte não quebram de um dia para o outro. São vários os fatores que levam um gigante dessa magnitude a falir. No entanto, podemos citar dois fatores importantes que podem ser considerados decisivos nos exemplos citados: A incapacidade de reinventar perante ao mercado e a falta de investimento em tecnologia.
Afinal, se a Kodak tivesse investido na máquina digital ou até mesmo em outras tecnologias voltadas a captura de imagens, poderia estar entre os grandes nomes do mercado atualmente. Se a Blockbuster tivesse acompanhado a mudança no consumo de VHS para DVD, entre outras mídias, talvez não decretasse falência em 2013, como aconteceu.
Por que usar a tecnologia na gestão da empresa?
As empresas precisam estar constantemente atentas às mudanças mercadológicas, estudando com afinco o perfil do consumidor, para poder realizar manobras estratégicas a fim de manter-se no mercado. Para isso, o planejamento é fundamental. Criar cenários otimistas e pessimistas, vislumbrando possíveis mudanças e preparando a empresa para tal, é de suma importância. É necessário estar focado e enxergar além da situação atual.
Além disso, ter um orçamento bem estruturado, de acordo com mudanças ou novos posicionamentos de mercado, projeções de vendas bem executadas a fim de preparar o fluxo de caixa para novos produtos e serviços, assim como um planejamento de investimentos bem direcionado é essencial.
Também é necessário realizar um planejamento estratégico, com objetivos claros e transparentes, a fim de proporcionar rapidez na execução de ações e ter um monitoramento assertivo e eficiente, para mensurar os resultados, o que auxilia a empresa a ter sucesso em novos posicionamentos.
O mais importante é ter a tecnologia como uma aliada. Independente do segmento da empresa, é impossível se abster dos avanços tecnológicos, seja para acompanhar o comportamento do consumidor, seja na geração de novos produtos e serviços ou softwares e aplicativos que passarão a ser utilizados na execução de processos internos.
Novos recursos tecnológicos vão continuar surgindo e render-se a eles é a melhor opção. Acompanhar essas mudanças e estar aberto a novas tecnologias pode ser um celeiro de novas oportunidades e ser decisivo para manter a empresa competitiva no mercado.