Mais um ano está chegando ao final e muito se fala sobre planejamento. Antes mesmo de iniciar o próximo período, empresas dos mais diversos segmentos estão definindo qual será o orçamento de unidades e centros de custos.
Cada segmento de atuação possui especificidades que devem ser consideradas na hora de fazer o planejamento orçamentário. Apesar de muitos sites e blogs abordarem o tema, não se pode focar apenas nos tópicos gerais e esquecer dos aspectos específicos de cada setor.
Nesse artigo abordaremos a gestão orçamentária em empresas da área de saúde, pontuando as características desse segmento na hora de realizar o processo orçamentário.
Planejamento orçamentário em clínicas e hospitais
Uma particularidade na gestão orçamentária em empresas do segmento de saúde é o cálculo do indicador de sinistralidade. Isto é: o cálculo por tipo de contratação, levando em consideração despesas e receitas por tipo de contrato.
Outro fator importante é o planejamento de vendas. Diferente de outras áreas, no segmento hospitalar é preciso definir as metas de acordo com planos, número de vidas, pessoas físicas ou jurídicas. Desta forma, é possível ter mais controle e transparência nos objetivos.
Além das dicas citadas acima, a projeção de cenários é um recurso importante para vislumbrar possíveis estratégias a serem seguidas pela empresa. O gestor também pode realizar forecast para analisar o planejado x realizado e ajustar os valores de acordo com o que foi definido no planejamento.
Software de gestão orçamentária
A dica mais importante desse artigo é a que abordaremos agora: utilizar um software de gestão orçamentária para este processo. Isto porque tal ferramenta otimiza o processo orçamentário, tornando-o muito mais seguro, rápido e eficiente.
Enquanto muitas empresas perdem tempo e eficiência realizando o planejamento orçamentário em planilhas, outras estão obtendo excelentes resultados com softwares. Há modelos que realizam todas as ações citadas acima e muitas outras, proporcionando um controle financeiro direcionado às necessidades de unidades e centros de custos.
Com a aplicação, é possível realizar planejamento de RH, investimentos, além de criar modelo de despesas e receitas, realizar análise de performance, gerar relatórios de fácil visualização e ainda ter acesso a um dashboard com grande variedade de gráficos, entre outros recursos. Vale a pena pesquisar opções que atendam às necessidades da sua empresa.