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Diagnóstico empresarial: saiba quais indicadores analisar

O diagnóstico empresarial é uma ferramenta que analisa os pontos fortes e os mais frágeis de uma empresa, mostrando pontos críticos e como melhorá-los.

Além disso, ele ajuda os gestores a lançarem um olhar geral sobre a empresa, inclusive setores, avaliando os mais produtivos e identificando os que precisam melhorar seu desempenho.

Continue a leitura deste artigo para saber quais os indicadores financeiros mais utilizados para você aplicar ao seu diagnóstico empresarial!

Índice Neste artigo, você encontrará:

  1. O que é diagnóstico empresarial?
  2. Qual a importância do diagnóstico empresarial?
  3. Quais indicadores financeiros precisam constar em um diagnóstico empresarial?
  4. Como fazer um diagnóstico empresarial?

O que é diagnóstico empresarial?

Trata-se de um relatório minucioso que detalha a atuação de todas as operações e setores dentro de uma empresa.

Esse documento analisa todas as áreas — vendas, marketing, gestão de pessoas, entre outras —, pois todas elas devem ser incluídas no diagnóstico empresarial e ter seu desempenho analisado.

Dessa forma, essa estratégia visa entregar informações pertinentes para o crescimento da empresa de curto, médio e longo prazos. Seja estabelecendo novas metas, mudando rumos ou corrigindo as falhas. 

Qual a importância do diagnóstico empresarial? 

Alguns exemplos que reforçam a importância de realizar o diagnóstico empresarial são saber como está a saúde financeira da empresa, se as estratégias surtiram efeito e descobrir o que pode estar atrapalhando a evolução do seu negócio. 

No entanto, ao contrário da projeção de cenários ou elaboração de metas, que podem ser tanto otimistas quanto pessimistas, o diagnóstico empresarial lança um olhar abrangente e imparcial sobre o desempenho do negócio.

Afinal, para avaliar a real situação da sua empresa diante do mercado é preciso não ocultar fatos tampouco usar eufemismos para descrever os números.

Portanto, a importância do diagnóstico empresarial se consolida com base na apuração de informações atualizadas e reais, que traduzem como uma companhia está naquele momento. Desta forma, será possível determinar mudanças e realizar tomadas de decisões melhores para mudar o cenário.

Leia também: Metas empresariais: como definir 5 estratégias para aplicação

Quais indicadores financeiros precisam constar em um diagnóstico empresarial?

Para fazer o diagnóstico empresarial, os gestores precisam de instrumentos que indicam o desempenho da empresa, como os indicadores de produtividade, qualidade, capacidade, estratégicos e financeiros.

Por isso, vamos focar nos indicadores financeiros, porque são eles que suporte na análise da saúde financeira do seu negócio!

Fluxo de caixa

Por outro lado, o fluxo de caixa acompanha as movimentações financeiras realizadas por uma empresa em um determinado período ou, até mesmo, diariamente. Além disso, ele também indica também quanto dinheiro há disponível para ser utilizado pelo seu negócio.

Resultado Operacional

Utiliza o Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), indicador que aponta os ganhos e as despesas envolvidas no setor operacional. Assim, é possível analisar a operação de uma empresa e identificar se ela está de acordo com os propósitos estratégicos.

Retorno sobre investimentos (ROI)

Por fim, quando a empresa investe em algo, é preciso ter em mãos dados sobre o retorno financeiro para analisar o desempenho do investimento. Sendo assim, o ROI ajuda a ver a viabilidade de um investimento e a mensurar sua lucratividade, indicando se o investimento trouxe resultados ou gerou prejuízos.

Como fazer um diagnóstico empresarial?

Tendo em mãos as informações dadas pelos indicadores, a empresa consegue elaborar o diagnóstico empresarial para avaliar sua situação geral. Veja, a seguir, o passo a passo para fazer o diagnóstico empresarial:

1. Coleta de informações

O primeiro passo é coletar informações de todas as áreas da empresa para reuni-las onde serão analisadas com atenção. Como apontamos acima, existem diversas formas de indicadores, alguns mais específicos e outros mais gerais.

Porém, lembre-se que o diagnóstico empresarial avalia o desempenho de todos os setores, desde o operacional ao serviço de atendimento ao cliente.

2. Análises

Aqui, as informações são reunidas e analisadas minuciosamente. Durante muito tempo, as análises foram feitas manualmente por meio de planilhas, mas, hoje em dia, pode-se contar com a tecnologia para otimizar esses processos.

Por isso, com o software AllStrategy Plano, desenvolvido para atender as necessidades de controladoria, é possível ter acesso à diversos dados importantes em tempo real. O software também possibilita a montagem de dashboards e apresentações, facilitando o entendimento desses dados durante a fase de análise.

3. Identificação dos problemas

Após as análises, caso haja algum problema, é o momento de entender como ele surgiu e estabelecer parâmetros para que seja devidamente solucionado.

4. Corrigir as falhas

Os problemas identificados provavelmente resultam em falhas traduzidas, muitas vezes, em prejuízos. Portanto, o último passo é elaborar estratégias e planos de ação que visam solucionar os pontos negativos diagnosticados até então.

Portanto, agora é a hora de trabalhar para alcançar as metas, entender como diminuir gastos excessivos, otimizar a parte operacional e aumentar a autoridade no mercado.

Como vimos, o diagnóstico empresarial é um relatório essencial para averiguar a saúde financeira do seu negócio e traçar um novo planejamento caso seja necessário.

Ao lidar com um grande volume de dados e informações, o processo que pode ser otimizado pelo uso de softwares e outras tecnologias, como é o caso do AllStrategy Plano! Com ele, você automatiza e descomplica a rotina da controladoria da sua empresa e tem acesso à diversas informações confiáveis em tempo real.

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