Blog, Gestão Empresarial

Data driven: tudo o que você precisa saber

data-driven

Data driven é uma cultura de gestão que se baseia em dados mensuráveis para a tomada de decisões.

Os dados pautam diversas estratégias empresariais, pois são fontes confiáveis sobre o contexto presente da empresa e ajudam a projetar cenários futuros.

Basear-se em dados para qualquer decisão é uma prática bastante comum, mas existe um novo patamar: o uso inteligente dessas informações.

Neste artigo, você entenderá o impacto de adotar essa cultura na empresa e outras informações relevantes sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

Índice – Neste artigo, você encontrará:

Data driven: o que é?

Data driven, em português, significa “orientado por dados” e refere-se às empresas que se baseiam na coleta e utilização de dados relevantes em grande parte de seus processos.

Uma cultura empresarial baseada em dados considera informações analíticas e quantificáveis em todas as suas decisões.

Mas, diferente do que parece, o data driven vai além da coleta de dados; é uma estratégia para dispor de informações consistentes, personalizar produtos, mensagens e todo o fluxo de relacionamento com prospects e clientes.

Data driven X analytics driven: qual é a diferença?

Ambos os conceitos derivam da ciência de dados, mas existem algumas diferenças significativas entre eles.

O data driven possui uma abordagem mais quantitativa, enquanto o analytics driven considera também aspectos qualitativos, avaliando padrões e correlações entre as informações coletadas. Ambos devem andar juntos, pois se interrelacionam e são complementares.

Como funciona a cultura data driven?

A cultura data drive tem 4 pilares: pessoas, dados, tecnologia e autonomia, e integra todos esses elementos em seus processos e operações.

Pessoas

Para o data driven funcionar com toda a sua capacidade, é preciso de profissionais capacitados no assunto. O Chief Data Officer (CDO) é fundamental para liderar as mudanças organizacionais e implementar essa nova cultura.

Dados

Os dados são o alicerce de toda essa visão. Sem eles, não existe cultura data driven. Porém, não é qualquer informação que se enquadra aqui; os dados precisam ser consolidados, organizados, acessíveis e integrados.

Tecnologia

Para todo o processo de coleta e análise de dados, é preciso trabalhar com tecnologias robustas. Logo, a tecnologia é determinante para a aplicação e sustentabilidade dessa cultura.

Autonomia

O data driven está diretamente relacionado à autonomia dos colaboradores, pois a ideia desse processo é tornar as informações acessíveis a todos e dar a eles condições de decidir baseando-se em dados concretos.

Leia também: Cultura data driven: O que é, como aplicar no seu negócio e como empresas vêm utilizando

Qual a importância do data driven?

O data driven é importante para diferentes contextos, mas se destaca por auxiliar nas estratégias de concorrência e de avaliação de mercado.

Como seu intuito é orientar a tomada de decisão, ele entrega diferentes informações relevantes sobre a empresa e como esta está frente ao mercado e, a partir disso, líderes e responsáveis conseguem se posicionar melhor em suas ações.

Além desses aspectos, o data driven é relevante por contribuir com:

  • Otimização de processos;
  • Melhoria na experiência do cliente;
  • Vantagem competitiva; e
  • Redução de custos.

Gostou deste conteúdo? Para se aprofundar no assunto, leia também: Gestão 5.0: a nova realidade das empresas

Software-Alstrategy-Plano