Data driven é uma cultura de gestão que se baseia em dados mensuráveis para a tomada de decisões.
Os dados pautam diversas estratégias empresariais, pois são fontes confiáveis sobre o contexto presente da empresa e ajudam a projetar cenários futuros.
Basear-se em dados para qualquer decisão é uma prática bastante comum, mas existe um novo patamar: o uso inteligente dessas informações.
Neste artigo, você entenderá o impacto de adotar essa cultura na empresa e outras informações relevantes sobre o assunto. Continue a leitura e confira!
Índice – Neste artigo, você encontrará:
- Data driven: o que é?
- Data driven X analytics driven: qual é a diferença?
- Como funciona a cultura data driven?
- Qual a importância do data driven?
Data driven: o que é?
Data driven, em português, significa “orientado por dados” e refere-se às empresas que se baseiam na coleta e utilização de dados relevantes em grande parte de seus processos.
Uma cultura empresarial baseada em dados considera informações analíticas e quantificáveis em todas as suas decisões.
Mas, diferente do que parece, o data driven vai além da coleta de dados; é uma estratégia para dispor de informações consistentes, personalizar produtos, mensagens e todo o fluxo de relacionamento com prospects e clientes.
Data driven X analytics driven: qual é a diferença?
Ambos os conceitos derivam da ciência de dados, mas existem algumas diferenças significativas entre eles.
O data driven possui uma abordagem mais quantitativa, enquanto o analytics driven considera também aspectos qualitativos, avaliando padrões e correlações entre as informações coletadas. Ambos devem andar juntos, pois se interrelacionam e são complementares.
Como funciona a cultura data driven?
A cultura data drive tem 4 pilares: pessoas, dados, tecnologia e autonomia, e integra todos esses elementos em seus processos e operações.
Pessoas
Para o data driven funcionar com toda a sua capacidade, é preciso de profissionais capacitados no assunto. O Chief Data Officer (CDO) é fundamental para liderar as mudanças organizacionais e implementar essa nova cultura.
Dados
Os dados são o alicerce de toda essa visão. Sem eles, não existe cultura data driven. Porém, não é qualquer informação que se enquadra aqui; os dados precisam ser consolidados, organizados, acessíveis e integrados.
Tecnologia
Para todo o processo de coleta e análise de dados, é preciso trabalhar com tecnologias robustas. Logo, a tecnologia é determinante para a aplicação e sustentabilidade dessa cultura.
Autonomia
O data driven está diretamente relacionado à autonomia dos colaboradores, pois a ideia desse processo é tornar as informações acessíveis a todos e dar a eles condições de decidir baseando-se em dados concretos.
Leia também: Cultura data driven: O que é, como aplicar no seu negócio e como empresas vêm utilizando
Qual a importância do data driven?
O data driven é importante para diferentes contextos, mas se destaca por auxiliar nas estratégias de concorrência e de avaliação de mercado.
Como seu intuito é orientar a tomada de decisão, ele entrega diferentes informações relevantes sobre a empresa e como esta está frente ao mercado e, a partir disso, líderes e responsáveis conseguem se posicionar melhor em suas ações.
Além desses aspectos, o data driven é relevante por contribuir com:
- Otimização de processos;
- Melhoria na experiência do cliente;
- Vantagem competitiva; e
- Redução de custos.
Gostou deste conteúdo? Para se aprofundar no assunto, leia também: Gestão 5.0: a nova realidade das empresas