Para os profissionais de controladoria e gestão, o forecast é um termo bastante conhecido. Muito utilizado por empresas dos mais diversos segmentos, tal recurso permite a revisão do planejado x realizado, para que o orçamento empresarial fique ajustado ao determinado no planejamento financeiro.
Que planejar é o melhor caminho para alcançar os objetivos almejados, todo mundo sabe. Não é novidade alguma que a projeção de dados é o melhor caminho para traçar a rota que a empresa deseja percorrer ao longo do ano.
O primeiro passo para um orçamento empresarial assertivo é planejar. Realizar a projeção orçamentária é fundamental para um melhor controle de budget e ter uma gestão inteligente de despesas. Por meio da base histórica ou OBZ, é importante ser criterioso na análise de DRE, para poder desenvolver um planejamento financeiro eficiente.
A tecnologia está em constante evolução. É visível a mudança de hábito dos consumidores em decorrência aos avanços tecnológicos nessa última década. Atualmente, há eletrodomésticos com acesso à internet, com dispositivos que permitem a utilização remotamente, assim como funcionalidades que nem poderíamos imaginar há alguns anos.
No entanto, nem sempre as vendas acontecem como foi previsto. São muitos os fatores que influenciam para uma boa temporada ou não. A repercussão da operação “Carne Fraca” é um exemplo de situação que interfere diretamente na procura por determinado produto.
Recentemente, o Brasil ganhou destaque na imprensa mundial por conta da operação “Carne Fraca”, realizada pela Polícia Federal, na qual acusava alguns frigoríficos e empresas de comercializar carnes adulteradas e impróprias para o consumo.
Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, o tempo todo surgem novos aplicativos e softwares que prometem resolver todos os problemas e facilitar o dia a dia. É tanta novidade, que fica fácil se perder com novas funcionalidades.