AllStrategy Blog
Saiba tudo sobre planejamento orçamentário, análises financeiras, gestão estratégica, fluxo de caixa e muito mais.

Saiba quais são as diferenças entre regime de caixa e regime de competência
Existem algumas diferenças fundamentais entre o regime de caixa e o regime de competência. Apesar de serem métodos distintos, muitas…

CDI e CDB: diferenças e impacto no seu caixa
As siglas CDI e CDB fazem parte de um conjunto de outras abreviações do mercado financeiro, que são de grande…

Tesouraria colaborativa: o que é e benefícios
A tesouraria colaborativa tornou-se um elemento essencial para transformar a atuação e a condução da área financeira de uma empresa,…

Quais as diferenças entre OKR, BSC e GPD?
Os modelos de gestão empresarial, assim como os tipos de negócios, variam bastante. Entre eles, temos OKR, BSC e GPD…

Incentivo fiscal: entenda o que é e as vantagens para empresas e governo
Os incentivos fiscais são ofertados pelo governo como parte da política de desenvolvimento econômico do país. O Brasil é conhecido…

Provisão contábil: saiba o que é e quais os tipos
O planejamento financeiro de uma empresa está diretamente atrelado à provisão contábil, prática que auxilia um negócio a prever possíveis…

DMPL e DVA: conheça essas demonstrações contábeis
Dentre os diversos relatórios contábeis existentes, como a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e a Demonstração de Valor…

GAAP e IFRS: o que são e como são aplicadas?
GAAP (Generally Accepted Accounting Principles) e IFRS (International Financial Reporting Standards) são normas importantes que impactam a forma como a…

CNAE: o que é e como descobrir o ideal
CNAE é a sigla correspondente a Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Ela é usada para determinar as atividades exercidas por…

Top-down: o que é, vantagens e desvantagens
O top-down é um modelo gerencial que impacta diretamente na administração, comunicação e gestão de uma empresa. É uma alternativa…

WACC: o que é e como calcular?
O WACC (Weighted Average Capital Cost, em português Custo Médio Ponderado de Capital), é um cálculo que indica os custos…

Data driven: tudo o que você precisa saber
Data driven é uma cultura de gestão que se baseia em dados mensuráveis para a tomada de decisões. Os dados…

Orçamento bottom-up: o que é e como funciona esse modelo
O orçamento bottom-up é um modelo de gestão moderno e que cresceu bastante nos últimos anos. Ele pode trazer novas…

Previsão contínua: o que é e seus principais benefícios
A previsão contínua fornece dados em tempo real para as empresas. Ela facilita a tomada de decisões e permite ajustes…