Estamos chegando ao final de um ano certamente atípico e desafiador. Ao mesmo tempo que 2020 trouxe dificuldades, também proporcionou muito aprendizado. As empresas foram testadas quanto à sua capacidade de adaptação, de gestão de crise e de flexibilidade. Então, a bagagem adquirida nesse período certamente será de grande utilidade na hora de traçar os caminhos para 2021.
Para apoiar as empresas a preparar o planejamento orçamentário para o próximo ano, levantamos cinco tópicos importantes a serem observados na elaboração do orçamento para 2021. Esses cinco pontos lançam base para recuperação do caixa e geração de lucros. Confira!
Criatividade
5 + 5 = 10. Certo? Assim como 6 + 4 e 3 + 7. Pois há inúmeras combinações possíveis de números para se chegar a um mesmo resultado desejado. O mesmo acontece nas empresas. Por isso, ao fazer o planejamento orçamentário 2021 não se apegue a fórmulas prontas. Pergunte-se quais outros caminhos são possíveis para chegar ao resultado desejado.
Outras fontes de receita podem ser geradas? O que é possível melhorar na experiência do cliente para aumentar o ticket ou recuperar clientes, que foram perdidos anteriormente? Há gastos comerciais (relacionados à promoção e vendas) que podem ser realocados para fontes com mais eficiência (canais de vendas digitalizados, por exemplo)? Uma boa maneira de explorar a criatividade no processo orçamentário é conduzi-lo de forma descentralizada, envolvendo assim pessoas de diferentes equipes e expertises. Inclusive, já falamos sobre isso neste artigo publicado anteriormente.
Banco de Dados
É inegável a escala de importância dos recursos de Analytics na coleta, processamento e análise de informações. Ferramentas dessa natureza propiciam, por exemplo, fazer ensaios aprofundados, comparar cenários e prever demanda e consumo rapidamente. Porém, a grande importância delas para 2021 é o acompanhamento em tempo real. Com certeza ainda sentiremos os efeitos dos acontecimentos de 2020 por algum tempo. Então, em um contexto regido pela incerteza, se sairão melhor as empresas que conseguirem prevenir, identificar erros ainda em estágios iniciais e agir com rapidez.
Baixo custo e alta flexibilidade
Essa deverá ser a estratégia mais certeira para o próximo ano. Escalonar o uso dos recursos eficientemente (fazer mais com menos), buscar vigorosamente pela redução do custo unitário e exercer um controle rígido dos custos e despesas. É o momento de reavaliar a cadeia de suprimentos, a carteira de fornecedores e o que deve ser feito dentro ou fora da empresa com objetivo de equilibrar insumos e serviços adquiridos de terceiros.
Digitalização de processos
Automatizar processos diminui a incidência de erros e de retrabalho, aumenta eficiência operacional das empresas e proporciona o melhor uso do tempo dos colaboradores. Consequentemente, a digitalização está relacionada à redução de custos. O uso da tecnologia foi decisivo para as empresas poderem continuar operando em 2020.
Crie uma agenda de aceleração da digitalização de processos para 2021, acompanhe a implementação e faça uma reavaliação semestral para ajustes. Todas as áreas da empresa têm a ganhar.
Gastos alinhados com a estratégia
O orçamento 2021 precisará ter um alto índice de aproveitamento, ou seja, o retorno sobre os custos e despesas em todas as áreas e processos deve ser maximizado. Mais do que cortar gastos, o planejamento orçamentário deve estar totalmente alinhado às estratégias comerciais e aos objetivos da empresa para o ano, promovendo e impulsionando o crescimento.
Distribuir inteligentemente os gastos e considerar as boas ideias de colaboradores na hora de definir o orçamento criará oportunidades de crescimento e dará à empresa o fôlego necessário para terminar o exercício fortalecida.