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Balanced Scorecard (BSC): o que é, benefícios e como aplicar

BSC

O Balanced Scorecard, ou BSC, é um modelo de gestão estratégica criado para definir e desenvolver planejamentos de forma abrangente, sem se limitar aos indicadores financeiros e contábeis.

Um tema relevante nos primeiros meses do ano é o planejamento estratégico dentro de um negócio, pois ele orienta as empresas, agrega valor e otimiza os esforços em busca de crescimento.

Dada sua importância, torna-se interessante conhecer o conceito do Balanced Scorecard, ou BSC, um instrumento essencial que visa extrair o máximo de resultados do planejamento, de forma organizada e clara.

Essa forma de medição e gerenciamento de desempenho possui sua própria metodologia, e como é um tema relevante, preparamos este artigo repleto de informações para que você possa acompanhar. Continue a leitura!

Índice – Neste artigo, você verá:

  1. O que é Balanced Scorecard?
  2. Quais são os 4 pilares do Balanced Scorecard?
  3. Benefícios do BSC
  4. Como fazer e aplicar o Balanced Scorecard?

O que é Balanced Scorecard?

O BSC (ou Indicadores Balanceados de Desempenho) é uma metodologia criada pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1997. Ela visa acompanhar a execução do planejamento estratégico, enquanto analisa o desempenho da empresa.

Os criadores viram uma lacuna existente ao gerenciar a qualidade e a efetividade das estratégias nas empresas. Portanto, eles se debruçaram sobre o assunto com a intenção de criar um método que melhoraria a medição da performance empresarial.

O estudo levou os professores a desenvolverem o Balanced Scorecard, com o intuito de desmistificar a visão de que o sucesso era medido unicamente pelos indicadores financeiros e contábeis. O novo método passou a definir estratégias e planejamentos de forma mais abrangente.

Seu sucesso foi tanto que pouco tempo depois de lançado no mercado, o Balanced Scorecard tornou-se ferramenta determinante para aumentar o desempenho de uma empresa.

Uma pesquisa recente, comandada pela 2GC, divulgou que 80% das empresas que usam o BSC dentro do seu planejamento estratégico utilizam os dados da metodologia para auxiliá-las na tomada de ações.

Quais são os 4 pilares do Balanced Scorecard?

Existem 4 pilares sobre os quais o Balanced Scorecard se sustenta para analisar e mensurar as estratégias ao longo do tempo. Sob a perspectiva de cada um deles, o BSC acompanha desempenhos, prevê falhas e promove alterações.

São eles:

  • Perspectiva Financeira;
  • Perspectiva do Mercado;
  • Perspectiva de Processos Internos; e
  • Perspectiva de Aprendizado.

Cada um deles traz sua própria pergunta para definir como será a ação desempenhada pelo BSC.

Perspectiva Financeira

O BSC vai gerenciar como as ações e estratégias adotadas surtem efeito no âmbito financeiro de um negócio. Em posse dos resultados analisados, surge a pergunta: para atender nossos acionistas, quais objetivos financeiros devemos seguir?

Perspectiva do Mercado

Analisando as propostas de promoção dos serviços e produtos aos clientes, o BSC vai cobrar o plano estratégico em si, bem construído e pautado, para não ficar apenas como uma promessa ou ser alvo de uma ação que traga prejuízos. Sendo assim, a pergunta é: para atingir nossos objetivos financeiros, quais são as necessidades de nossos clientes que devemos atender?

Perspectiva de Processos Internos

As respostas anteriores darão embasamento para pensar em processos internos destinados a satisfazer a demanda esperada pelos acionistas e clientes. Mas as informações precisam ser convertidas em estratégias, cujo acompanhamento será realizado pelo BSC. Então, a pergunta deste tópico é: para satisfazer clientes e acionistas, quais processos internos devemos conduzir com excelência?

Perspectiva de Aprendizado

Essa última perspectiva reúne os dados e informações das anteriores para refletir sobre a competitividade de um negócio. No entanto, ela também traz à tona a necessidade de manter-se atualizado, identificando melhores e pontos que podem ser evoluídos. A pergunta dessa perspectiva é: para atingir objetivos e metas, o que devemos aprender e inovar em nossa empresa?

Ao centro, quadro amarelo com visão e estratégia. Ao redor, quadros apontando a ligação com financeiro, processos internos, aprendizado e crescimento e cleinte.
A visão e estratégica contempladas no BSC contam com análise de processos internos, aprendizado e crescimento, cliente e financeiro.

Leia tambémMetas empresariais: como definir 5 estratégias para aplicação

Benefícios do BSC

A lista de benefícios proporcionados pela implementação do BSC é ampla e variada. Além de uma gestão e administração mais assertivas, há vantagens que se destacam à medida que a metodologia começa a gerar resultados.

Veja quais são:

  • Melhor comunicação e execução da estratégia: todas as áreas passam a atuar em direção a um mesmo objetivo e têm acesso direto ao planejamento estratégico.
  • Alinhamento entre colaboradores e a empresa: a visão, a missão e os valores da empresa ficam mais claros e alinhados entre todos os setores.
  • Melhor gestão da informação: informações mais precisas são entregues de forma rápida e focada no essencial.
  • Melhor planejamento estratégico: o BSC impulsiona efetivamente o planejamento estratégico. É ideal para evitar que as estratégias fiquem estagnadas ou percam eficácia ao longo do tempo.

Como fazer e aplicar o Balanced Scorecard?

Definir suas estratégias e levantar as respostas das perguntas dos 4 pilares do BSC é apenas uma preparação do terreno. Chegou a hora de botar a mão na massa. E para implementar o Balanced Scorecard com sucesso dentro do seu negócio, existem alguns passos que podem auxiliá-lo na jornada:

  • Crie um mapa estratégico;
  • Defina objetivos;
  • Elabore seus indicadores;
  • Apresente as metas para todos os colaboradores;
  • Alinhe primeiro todas as ações estratégicas dos departamentos e, em seguida, alinhe todos os departamentos com a estratégia da empresa;
  • Vincule as melhorias operacionais às prioridades estratégicas;
  • Revise e monitore a implementação da estratégia regularmente;
  • Adapte a estratégia caso seja necessário.

Conhecer as ferramentas disponíveis no mercado é um item essencial para transformar a controladoria do seu negócio e facilitar a implementação do BSC nele.

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