Blog, Tesouraria

Aging list: o que é e para que serve?

Aging list

Aging list é um documento de contas a pagar e a receber que mostra o saldo devedor e credor de uma empresa.

O aging list pode ser somado ao fluxo de caixa, por fornecer informações relevantes sobre fluxo de pagamentos e recebimentos de uma empresa, com a possibilidade de aplicar filtros para períodos específicos.

Com esse recurso, sua empresa consegue analisar quanto de despesas terá e qual será sua receita e, com isso, ter maior controle na gestão do fluxo de caixa.

Saiba com este artigo o que é o aging list, para que serve e o que deve ter nesse documento.

Índice – Neste artigo, você encontrará:

O que é aging list?

Aging list significa, em tradução livre, “lista de envelhecimento”. É uma lista detalhada dos gastos e saldos de uma empresa, dispostos cronologicamente. 

Essa ferramenta indica há quanto tempo cada conta permanece em aberto, mostrando o intervalo entre a data de emissão da nota fiscal e a data de pagamento ou recebimento. É uma maneira de controlar as dívidas que deverá pagar (e quando), além de visualizar todos os valores a receber (e quando).

Basicamente, é possível dividir o aging list em períodos de:

  • 0 a 30 dias;
  • 31 a 60 dias;
  • 61 a 90 dias;
  • e acima de 90 dias.

Essa estrutura traz maior transparência e segurança na análise financeira e no controle do fluxo de caixa, além de melhor compreensão dos possíveis valores para investimentos ou para honrar com os compromissos financeiros como empresa.

Para que serve um aging list?

O aging list serve para:

  • Avaliar a saúde financeira da empresa;
  • Identificar tendências financeiras;
  • Gerir o fluxo de caixa;
  • Tomar decisões proativas;
  • cumprir acordos financeiros;
  • Melhorar a transparência na comunicação interna;
  • Prevenir problemas financeiros.

O que deve ter em um aging list

Existem algumas informações que não podem faltar em uma aging list, destacam-se:

  • Fornecedores e clientes: registre os fornecedores e clientes vinculados a cada transação, o que facilita a identificação de padrões nos pagamentos e recebimentos.
  • Valores financeiros: inclua os valores de todas as transações para identificar os montantes devidos e recebidos, mapeando possíveis discrepâncias ou atrasos.
  • Datas das transações: insira as datas de emissão de faturas, de vencimento e pagamento. Essas informações são cruciais para entender a pontualidade nas transações.
  • Status de pagamento: especifique se a fatura foi paga dentro do prazo, se está pendente ou em atraso. Isso ajuda a identificar possíveis gaps financeiros e a tomar medidas corretivas.
  • Categoria de despesas e receitas: categorize as transações para identificar quais áreas demandam maior atenção. Exemplo: custos fixos, receitas de vendas e despesas operacionais.
  • Termos de pagamento: Registre os termos acordados para pagamento ou recebimento, incluindo prazos e condições especiais, para garantir que os acordos estabelecidos sejam cumpridos.
  • Notas explicativas: Inclua notas adicionais para esclarecer circunstâncias especiais, acordos personalizados ou qualquer detalhe relevante que possa impactar as transações.

Gostou deste conteúdo? Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre este e outros assuntos!

Software-Alstrategy-Fluxo