Turnover representa a taxa de rotatividade dos colaboradores de uma empresa. É uma métrica primordial para medir a saúde de um negócio.
O setor de Recursos Humanos tem o trabalho estratégico de entender as diferentes complexidades do contexto corporativo, dentre elas está avaliar a taxa de turnover. Essa métrica revela a habilidade da empresa em reter seus colaboradores e se posicionar como uma excelente organização empregadora, atraindo novos e bons talentos.
A taxa de rotatividade impacta em diferentes contextos. Como mencionamos aqui, ela afeta o employer branding, mas também a produtividade, o clima organizacional e o caixa da empresa.
Neste artigo, você vai entender melhor este conceito, os tipos existentes, como ele pode estar ligado aos diferentes gaps da sua empresa e como você pode chegar a essa conclusão através de um cálculo simples. Interessou-se? Continue a leitura!
Turnover mede a relação entre o número de colaboradores que foram desligados ou pediram demissão e a entrada de novos profissionais. Essa taxa de rotatividade de colaboradores de uma empresa considera um período específico, geralmente um ano.
Também são consideradas as aposentadorias, fatalidades, transferências e outras ocorrências que resultam no afastamento ou desligamento de funcionários. Acompanhá-la é determinante para orientar o planejamento estratégico e melhorar a cultura organizacional.
Quais são os tipos de turnover?
Além de avaliar a métrica de Turnover, o setor de Recursos Humanos precisa avaliar a natureza daquele número. Ou seja, quais motivações levaram as pessoas deixarem a empresa naquele determinado período avaliado.
Para isso, existem tipos de turnover. Abaixo, você entenderá como distinguir cada um deles. Abaixo, você entenderá como distinguir cada um deles.
Turnover involuntário
O turnover involuntário refere-se a todo o processo de demissão iniciado pela empresa. Em outras palavras, é quando a organização decide encerrar o contrato de trabalho do colaborador.
Geralmente, o turnover involuntário está relacionado à insatisfação do colaborador com a empresa. Alguns dos motivos que levam a isso são:
Não cumprimento de metas;
Baixo desempenho nas responsabilidades do cargo;
Reestruturações internas na empresa;
Dificuldades financeiras;
Desalinhamento cultural;
Outros motivos.
Turnover voluntário
Ao contrário do turnover involuntário, no turnover voluntário o colaborador solicita seu desligamento. Essa métrica pode fornecer insights sobre os aspectos que precisam ser melhorados na empresa.
Existem diversas razões pelas quais o turnover voluntário pode ocorrer:
Insatisfação com o líder imediato;
Recebimento de uma proposta mais atrativa de outra empresa;
Questões pessoais;
Mudança de carreira;
Mudança de localidade;
Descontentamento com as atividades realizadas.
O turnover voluntário também pode ter desdobramentos, sendo eles funcionais ou disfuncionais.
Turnover voluntário funcional
O turnover voluntário funcional ocorre quando um colaborador solicita seu desligamento, mas sua saída não impacta significativamente as operações do setor em que trabalhava. Isso geralmente acontece quando o colaborador:
Apresenta baixo desempenho;
Não está alinhado culturalmente com a organização; ou
O cargo que ocupava é facilmente substituível.
Nesse cenário, o desligamento do colaborador pode otimizar os recursos da empresa, uma vez que ele não estava desempenhando suas funções de forma eficaz.
Turnover voluntário disfuncional
Diferente do turnover voluntário funcional, o disfuncional apresenta prejuízo para a empresa. Ou seja, o
Diferentemente do turnover voluntário funcional, o turnover voluntário disfuncional traz prejuízos para a empresa. Isso ocorre quando o contrato de colaboradores com habilidades e competências essenciais para a empresa é encerrado.
Esses casos podem incluir:
Colaboradores com habilidades difíceis de substituir;
Colaboradores que consistentemente superam metas;
Mulheres e/ou membros de grupos minoritários que contribuem para a diversidade da força de trabalho da empresa.
Essa categoria ainda pode ser subdividida em situações evitáveis e inevitáveis. A primeira refere-se a situações que estão sob controle da empresa, enquanto a segunda diz respeito a circunstâncias que fogem do controle da empresa.
Para calcular a taxa de turnover, some o número de colaboradores admitidos em um determinado período ao número de profissionais desligados nesse mesmo tempo e divida por dois.
Em seguida, divida pelo total de profissionais da empresa e multiplique por 100. Assim, você terá a taxa de turnover.
Por exemplo, se sua empresa contratou 15 novos funcionários e desligou 5 pessoas em um determinado período, e considerando que a corporação possui um total de 120 colaboradores, o cálculo seria o seguinte:
(15 + 5) / 2 = 10
10 / 120 = 0,08
0,08 x 100 = 8%
Portanto, a taxa de turnover da sua empresa é de 8%.
Veja, a seguir, uma outra exemplificação:
Como identificar esses números?
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