Balanced Scorecard (BSC): o que é, benefícios e como aplicar
O Balanced Scorecard, ou BSC, é um modelo de gestão estratégica criado para definir e desenvolver planejamentos de forma abrangente, sem se limitar aos indicadores financeiros e contábeis.
Um tema relevante nos primeiros meses do ano é o planejamento estratégico dentro de um negócio, pois ele orienta as empresas, agrega valor e otimiza os esforços em busca de crescimento.
Dada sua importância, torna-se interessante conhecer o conceito do Balanced Scorecard, ou BSC, um instrumento essencial que visa extrair o máximo de resultados do planejamento, de forma organizada e clara.
Essa forma de medição e gerenciamento de desempenho possui sua própria metodologia, e como é um tema relevante, preparamos este artigo repleto de informações para que você possa acompanhar. Continue a leitura!
O BSC (ou Indicadores Balanceados de Desempenho) é uma metodologia criada pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1997. Ela visa acompanhar a execução do planejamento estratégico, enquanto analisa o desempenho da empresa.
Os criadores viram uma lacuna existente ao gerenciar a qualidade e a efetividade das estratégias nas empresas. Portanto, eles se debruçaram sobre o assunto com a intenção de criar um método que melhoraria a medição da performance empresarial.
O estudo levou os professores a desenvolverem o Balanced Scorecard, com o intuito de desmistificar a visão de que o sucesso era medido unicamente pelos indicadores financeiros e contábeis. O novo método passou a definir estratégias e planejamentos de forma mais abrangente.
Seu sucesso foi tanto que pouco tempo depois de lançado no mercado, o Balanced Scorecard tornou-se ferramenta determinante para aumentar o desempenho de uma empresa.
Uma pesquisa recente, comandada pela 2GC, divulgou que 80% das empresas que usam o BSC dentro do seu planejamento estratégico utilizam os dados da metodologia para auxiliá-las na tomada de ações.
Quais são os 4 pilares do Balanced Scorecard?
Existem 4 pilares sobre os quais o Balanced Scorecard se sustenta para analisar e mensurar as estratégias ao longo do tempo. Sob a perspectiva de cada um deles, o BSC acompanha desempenhos, prevê falhas e promove alterações.
São eles:
Perspectiva Financeira;
Perspectiva do Mercado;
Perspectiva de Processos Internos; e
Perspectiva de Aprendizado.
Cada um deles traz sua própria pergunta para definir como será a ação desempenhada pelo BSC.
Perspectiva Financeira
O BSC vai gerenciar como as ações e estratégias adotadas surtem efeito no âmbito financeiro de um negócio. Em posse dos resultados analisados, surge a pergunta: para atender nossos acionistas, quais objetivos financeiros devemos seguir?
Perspectiva do Mercado
Analisando as propostas de promoção dos serviços e produtos aos clientes, o BSC vai cobrar o plano estratégico em si, bem construído e pautado, para não ficar apenas como uma promessa ou ser alvo de uma ação que traga prejuízos. Sendo assim, a pergunta é: para atingir nossos objetivos financeiros, quais são as necessidades de nossos clientes que devemos atender?
Perspectiva de Processos Internos
As respostas anteriores darão embasamento para pensar em processos internos destinados a satisfazer a demanda esperada pelos acionistas e clientes. Mas as informações precisam ser convertidas em estratégias, cujo acompanhamento será realizado pelo BSC. Então, a pergunta deste tópico é: para satisfazer clientes e acionistas, quais processos internos devemos conduzir com excelência?
Perspectiva de Aprendizado
Essa última perspectiva reúne os dados e informações das anteriores para refletir sobre a competitividade de um negócio. No entanto, ela também traz à tona a necessidade de manter-se atualizado, identificando melhores e pontos que podem ser evoluídos. A pergunta dessa perspectiva é: para atingir objetivos e metas, o que devemos aprender e inovar em nossa empresa?
A lista de benefícios proporcionados pela implementação do BSC é ampla e variada. Além de uma gestão e administração mais assertivas, há vantagens que se destacam à medida que a metodologia começa a gerar resultados.
Veja quais são:
Melhor comunicação e execução da estratégia: todas as áreas passam a atuar em direção a um mesmo objetivo e têm acesso direto ao planejamento estratégico.
Alinhamento entre colaboradores e a empresa: a visão, a missão e os valores da empresa ficam mais claros e alinhados entre todos os setores.
Melhor gestão da informação: informações mais precisas são entregues de forma rápida e focada no essencial.
Melhor planejamento estratégico: o BSC impulsiona efetivamente o planejamento estratégico. É ideal para evitar que as estratégias fiquem estagnadas ou percam eficácia ao longo do tempo.
Como fazer e aplicar o Balanced Scorecard?
Definir suas estratégias e levantar as respostas das perguntas dos 4 pilares do BSC é apenas uma preparação do terreno. Chegou a hora de botar a mão na massa. E para implementar o Balanced Scorecard com sucesso dentro do seu negócio, existem alguns passos que podem auxiliá-lo na jornada:
Crie um mapa estratégico;
Defina objetivos;
Elabore seus indicadores;
Apresente as metas para todos os colaboradores;
Alinhe primeiro todas as ações estratégicas dos departamentos e, em seguida, alinhe todos os departamentos com a estratégia da empresa;
Vincule as melhorias operacionais às prioridades estratégicas;
Revise e monitore a implementação da estratégia regularmente;
Adapte a estratégia caso seja necessário.
Conhecer as ferramentas disponíveis no mercado é um item essencial para transformar a controladoria do seu negócio e facilitar a implementação do BSC nele.
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