Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Planejamento Orçamentário: E se tudo mudar?

Gestão orçamentária não é um processo simples. Preparar um planejamento orçamentário completo e colaborativo é muito importante para que o planejamento estratégico seja efetivamente realizado. É através deste processo que os gestores conseguem se organizar e providenciar tudo que a empresa necessita para crescer.

Entretanto, sabemos que o mercado pode ser surpreendente às vezes, e estar atento para possíveis mudanças pode salvar a sua empresa, ou até mesmo fazê-la crescer com oportunidades novas.

Para ter uma análise mais completa das possíveis mudanças, é necessário prever alguns cenários hipotéticos que podem acontecer durante o ano, na empresa e no mercado.

Existem alguns tipos de cenários muito utilizados por médias e grandes empresas:

 

Principal

É o planejamento orçamentário que foi aprovado e você precisa apenas acompanhar e ajustar as metas, receitas ou lucro esperado. Fique com esse, trabalhando nos detalhes de acordo com os resultados já realizados.

 

Pessimista

Não é porque no ano anterior nada de errado aconteceu, que neste ano não possa ocorrer. Previna-se e crie cenários considerando as oscilações de mercado, e também da sua empresa, que podem afetar negativamente o ano. Normalmente para estes cenários são levadas em consideração as premissas de mercado e expectativas de estudiosos da economia, a fim de conseguir se aproximar ao máximo do que pode impactar negativamente o planejamento orçamentário principal.

 

Otimista

As coisas também podem funcionar de uma forma excelente nesse novo ano, então planeje a gestão orçamentária de modo a entender como agir em caso de um aquecimento abrupto da economia, por exemplo, e também para saber como utilizar qualquer vantagem ou crescimento inesperado para um resultado ainda melhor, ou até mesmo para planos de expansão, investimentos e novos projetos.

Mesmo sendo estes os tipos de cenários mais conhecidos, muitas empresas têm seu próprio método de criar e analisar cenários, de acordo com entendimento do seu modelo de negócio e das oscilações que ele pode vir a sofrer, fazendo com que a gestão orçamentária da empresa torne-se uma ferramenta indispensável para definir os próximos passos

De qualquer forma, apenas criar os cenários não é suficiente. É muito importante o acompanhamento contínuo dos resultados realizados pela empresa, comparado ao planejamento orçamentário. É esse monitoramento que dirá com precisão se será necessário se voltar para algum cenário diferente do principal.

A criação de cenários deixa as empresas preparadas para possíveis surpresas do mercado, possibilitando que planos de ação sejam estudados antecipadamente, conforme a necessidade da situação. A sua empresa já trabalha com cenários?