O carnaval passou e agora, efetivamente, podemos afirmar que o ano finalmente começou. Apesar da sensação corriqueira de que as atividades no país só começam a ganhar força depois do período de festas, muitos profissionais correm contra o tempo para que suas metas e objetivos sejam alcançados nos prazos estabelecidos.
Com essas dicas, o processo orçamentário da sua empresa vai fluir com mais performance:
Agilidade na construção de cenários
Vamos utilizar um exemplo recente: a queda do avião da Ethiopian Airlines colocou a Boieng em maus lençóis. Depois da tragédia que matou 157 pessoas, outros incidentes envolvendo a aeronave modelo 737 Max-8 foram relatados, causando a suspensão na utilização do avião por diversas companhias ao redor do mundo e uma enorme tensão para aquelas que mantiveram as operações.
Mesmo sendo uma gigante de 200 bilhões de dólares, tal crise pode causar danos irreversíveis à Boieng. Será que em suas projeções de cenários pessimistas e otimistas, a companhia previu que tal modelo pudesse gerar tantos problemas? Portanto, independente do segmento da sua empresa, a projeção de cenários é primordial para preparar a corporação para possíveis acontecimentos, protegendo o fluxo de caixa e apontando soluções viáveis para a reversão rápida da situação. Melhor ainda é construir cenários em tempo real e identificar, o mais rapidamente possível, trajetórias a serem seguidas.
Mais do que eficiência
Nos acostumamos a viver em um ritmo acelerado. Portanto, mais do que apresentar resultados, é preciso estar sempre um passo à frente. Assim, não adianta se munir de vários recursos tecnológicos ou software de gestão, se estes não proporcionam transparência em tempo real. A velocidade no acesso de dados pode ser determinante no sucesso de alcance de metas, projetos e até mesmo no dia a dia da sua equipe.
O drill down em relatórios e dashboards é um exemplo de funcionalidade que otimiza a visualização da informação e consequentemente, o processo orçamentário da sua empresa.
E se algo sair errado?
Eis que chega a revisão do orçamento e foi verificado que os números não estão de acordo. É a sua função, ou de membros da sua equipe, identificar as disparidades no orçamento, mas a boa notícia é que há mecanismos que facilitam essa tarefa. Aliar indicadores de desempenho à performance de diversos setores e itens, para que os mesmos possam indicar automaticamente algum problema, auxilia para que planos de ação possam ser gerados com agilidade e corrigir possíveis discrepâncias no orçamento.
Foco nas tendências
As tendências tecnológicas voltadas para a controladoria e gestão só crescem. É um mercado que tem ganhado bastante destaque no desenvolvimento de soluções para automatizar processos e, portanto, podem gerar excelentes resultados no planejamento financeiro e estratégico, tornando-o mais assertivo e seguro.
Tais ferramentas podem proporcionar redução de custos, aumento de produtividade e receita, ganho de tempo, minimização de falhas e um melhor controle e monitoramento do planejado x realizado, assim como metas e indicadores. Pode ser uma excelente dica para começar a implementar mudanças positivas dentro da empresa e acompanhar o processo de transformação digital que tanto se fala hoje em dia.