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O que é gestão de riscos e como aplicar na empresa

O risco é inerente a qualquer atividade humana, inclusive aos negócios. Por isso, para garantir a eficiência da gestão orçamentária, é necessário mapear, quantificar e qualificar possíveis perigos. Isso permite diminuir ou, até mesmo eliminar os impactos financeiros negativos, ao mesmo tempo em que aproveita as oportunidades.

Nesse sentido, a gestão de riscos é o processo essencial para que as empresas sejam capazes de evitar algunsprejuízos e, assim, garantir o futuro que a organização almeja. Além disso, os benefícios vão desde otimizar a alocação de recursos, até aumentar a rentabilidade do negócio.

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Neste conteúdo, você vai entender o que é gestão de riscos, quais as vantagens, além das etapas para fazer e aplicar de forma eficiente ao seu negócio.

O que é gestão de riscos?

O conceito de risco para o ambiente empresarial diz respeito aos eventos indesejáveis ou incertos, que podem impedir ou atrapalhar a organização de alcançar seus objetivos. Sendo assim, a gestão de riscos é um processo sistemático e contínuo, que envolve:

  • Identificação;
  • Análise;
  • Avaliação;
  • Tratamento;

Seu principal objetivo é reduzir impactos negativos que eventuais riscos e danos podem exercer sobre a empresa, e – sempre que possível – potencializar oportunidades. A gestão de riscos tende a prevenir prejuízos na gestão orçamentária assim como outros efeitos indesejados nas demais áreas da organização.

Quais são os tipos de risco?

  • Risco financeiro: relacionado às flutuações nos mercados financeiros, como: variações nas taxas de juros, câmbio, preços de commodities, entre outros, que podem impactar a gestão orçamentária;
  • Risco operacional: relacionado às falhas nos processos internos da organização, como: erros humanos, falhas de equipamentos, problemas de segurança, além de outros pontos que podem impactar a operação do negócio;
  • Risco estratégico: relacionado à incerteza do ambiente externo, como: mudanças na legislação, concorrência, novas tecnologias etc.
  • Risco de reputação: relacionado à perda de confiança do público em relação à organização decorrente de má conduta, c escândalos, falhas de produtos, entre outros que podem impactar a percepção do negócio diante do público.

Quais as vantagens em realizar a gestão de riscos?

  • Suporte à tomada de decisão: ao identificar e avaliar os riscos, os gestores podem tomar decisões mais assertivas e estratégicas. Considerando os riscos e oportunidades envolvidos;
  • Mais segurança nas ações: permite que a organização adote medidas preventivas e corretivas para evitar ou diminuir os riscos identificados de forma a aumentar a segurança nas ações da empresa como um todo;
  • Redução de perdas ou ameaças: ao adotar medidas preventivas e corretivas, é possível diminuir as perdas materiais, humanas ou financeiras que podem impactar a gestão orçamentária e prejudicar o equilíbrio das contas;
  • Melhoria da imagem e reputação: ao adotar uma postura proativa em relação à gestão de riscos, é possível melhorar sua imagem e reputação junto aos stakeholders. E aumentar sua confiança, ao mesmo tempo em que contribui com maior credibilidade no mercado.
  • Cumprimento de normas e regulamentações: a prática também ajuda a garantir o cumprimento de normas e regulamentações, evit sanções e multas decorrentes de não conformidade com as regras.

Como realizar a gestão de riscos?

A atividade é importante e pode parecer desafiadora, já que envolve diversas ações que terão como objetivo antecipar e reduzir possíveis prejuízos à organização.

Confira quais os passos para realizar esse processo de maneira assertiva:

1)   Defina o contexto

O primeiro passo é definir o contexto da organização, e isso envolve definir quais são os objetivos: stakeholders, ambiente externo e interno, entre outros fatores que possam afetar a gestão de riscos. Entender os múltiplos cenários é fundamental para preparar a gestão.

2)   Identifique os riscos

É necessário identificar os riscos que podem afetar a organização. Essa etapa pode ser realizada por meio de técnicas como: brainstorming, análise de documentação e revisão de históricos, que podem indicar problemas passados e evitar futuros.

3)   Analise cada alternativa

Após a identificação dos riscos, é importante analisar as alternativas possíveis para solucionar o problema, considerando os recursos disponíveis, prazos e custos envolvidos. Nesta etapa, é importante avaliar tanto os riscos negativos, como os positivos que podem afetar a empresa.

4)   Avalie os riscos

Com base nas alternativas identificadas, avaliar os riscos e considerar a probabilidade de ocorrência, bem como os impactos que podem causar na organização. Essa avaliação pode ser feita por meio de técnicas como a matriz de risco, por exemplo.

5)   Determine as ações em cada caso

Com base na avaliação dos riscos, é necessário determinar as ações a serem tomadas em cada situação. As ações podem incluir medidas preventivas, corretivas ou de transferência de risco, como é o caso da contratação de seguros, por exemplo.

6)   Acompanhe a situação frequentemente

Por fim, é importante acompanhar a performance frequentemente, revisando e atualizando as informações e as ações tomadas de acordo com as mudanças no ambiente interno e externo.

Ferramentas para a gestão de riscos

Gerenciar riscos é um processo fundamental para garantir a segurança financeira e a sustentabilidade de uma empresa. Por isso, para aplicar a gestão de riscos nos negócios, é necessário seguir algumas etapas e ter o envolvimento de toda a equipe.

Além disso, ferramentas podem facilitar e auxiliar no processo, o que irá garantir resultados mais efetivos, tornando – também – a atividade de gestão de riscos mais ágil. Nesse sentido, o AllStrategy Plano é uma solução que pode apoiar a gestão de riscos, através da criação de cenários e análise de indicadores. Conheça mais sobre o software de gestão orçamentária para apoiar na gestão de riscos da sua empresa.