Software de Planejamento Estratégico: Bem-vindo ao futuro

O desafio de qualquer empresa é desenvolver um planejamento estratégico assertivo, claro e eficaz, com aplicabilidade e que proporcione bons resultados. Os negócios até podem permanecer por um tempo sem uma gestão eficiente, mas no médio e longo prazo a falta de estratégia vai impactar na companhia.

A forma como esse planejamento será realizado varia de empresa para empresa, assim como em outros momentos de gerenciamento. Por exemplo, a agenda faz parte de um método organizacional que auxilia no planejamento diário, semanal e mensal.

É possível utilizar uma agenda de papel ou digital, mas seu objetivo é o mesmo: organizar tarefas, projetos e compromissos. Da mesma forma, os gestores administram cronogramas, planilhas, entre outras ferramentas para organizar as metas e objetivos da companhia.

Neste artigo, vamos tratar especificamente do planejamento estratégico e como realiza-lo com um software apropriado para esta função.

 

 

O que é planejamento estratégico?

Antes de falarmos das maneiras para trabalhar as estratégias, vamos definir esse processo e entender sua importância para a gestão.

O planejamento estratégico é uma forma de organizar os objetivos da empresa, traçando o caminho que deve ser seguido para alcançá-los, através de metas, ações e estratégias.

Nesse caminho, o progresso é medido com indicadores de desempenho (KPIs) e conta com diversas metodologias que apoiam as atividades executadas, para otimizar os processos e o tempo para chegar aos objetivos propostos.

É possível que uma empresa fique um tempo no mercado sem desenvolver o planejamento estratégico, mas seu crescimento é limitado e, cedo ou tarde, a falta de direcionamento fará com que os gestores tomem decisões equivocadas.

Por isso, é muito importante determinar as metas a serem alcançadas e estabelecer o caminho a ser seguido pelos times. Assim, todos ganham clareza quanto ao que deve ser feito e os recursos são melhor empregados na gestão.

 

Conte com um software de planejamento estratégico

A tecnologia evoluiu e obrigou as empresas a evoluírem junto. Enquanto muitas ainda utilizam planilhas para o planejamento orçamentário e estratégico, outras já contam com softwares especiais para otimizar o dia a dia da gestão.

Assim, usar um software de planejamento estratégico possibilita a aplicação de diversas ferramentas que apoiem as ações a serem realizadas. Automatizar esse processo é fundamental para que a empresa não perca tempo e tenha mais confiança nos dados e estratégias analisados.

Uma possibilidade que esses sistemas proporcionam é a criação de indicadores de desempenho, para avaliar quantitativamente e qualitativamente os resultados que demonstram a evolução da companhia.

Além disso, é possível criar planos de ação para auxiliar no cumprimento de metas e objetivos, bem como a metodologia BSC e a criação de mapas estratégicos.

Desta forma, os objetivos ficam mais claros e tanto a equipe quanto as metas podem ser ligadas a indicadores e planos de ação, para uma maior eficácia do processo.

 

Integre a estratégia com o orçamento

Por melhores que sejam as ideias e metas da empresa, se o orçamento não comportar essas ações, elas não serão atingidas no tempo previsto. Por isso, é muito importante integrar o planejamento estratégico e o orçamentário.

Assim, os gestores terão visão completa da situação da empresa e poderão tomar melhores decisões, com foco sempre nos objetivos propostos.

Algumas empresas ainda realizam o orçamento em planilhas e tentam acompanhar as metas nesse mesmo modelo, mas é um processo muito demorado e suscetível a erros.

Por isso, várias companhias têm investido em um software de gestão orçamentária, como o AllStrategy Plano, em que é possível planejar tanto o orçamento quanto as estratégias e acompanhar o progresso de ambos.

O software auxilia no planejamento estratégico e, sobretudo, em um melhor controle do orçamento. A ferramenta possibilita não só um gerenciamento financeiro mais assertivo, como também uma gestão inteligente de despesas e um processo orçamentário muito mais ágil, rápido e eficiente.

Com o sistema, também é possível realizar o planejamento de RH, vendas e investimentos, assim como projeção de cenários, análise de DRE e modelos de despesas e receitas.

Você ainda pode realizar a projeção de fluxo de caixa, forecast, análise de performance do planejado x realizado e até o orçamento matricial de despesas, se sua empresa utilizar esse método de gestão.

Ao contar com a tecnologia para apoiar seu planejamento estratégico, você ganha tempo, pois atividades repetitivas são automatizadas, abrindo espaço para que você e seu time possam focar em desenvolver novas estratégias, além de ter mais confiança nos dados visualizados.

Invista no futuro da sua empresa

O planejamento estratégico faz toda a diferença na gestão de uma empresa quando bem idealizado e planejado. Com ele, você ganha clareza para buscar os objetivos do negócio e realiza ações mais assertivas, otimizando os recursos financeiros e de pessoal da companhia.

Para tornar tudo ainda mais eficiente, o ideal é utilizar um software de planejamento estratégico, que centralize e automatize as diversas funções desse processo. Se o sistema estiver integrado com o planejamento orçamentário, os ganhos serão ainda maiores.

Conheça o AllStrategy Plano e invista no futuro da sua empresa com estratégias que a diferenciarão dos concorrentes.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: