Blog, Controladoria

Revisões orçamentárias: ajuste as metas da sua empresa

Revisões orçamentárias: ajuste as metas da sua empresa

Uma empresa, independente do segmento de atuação, não está imune a uma série de fatores internos e externos que impactam diretamente no resultado e consequentemente, nas estratégias que foram traçadas para aquele período. As revisões orçamentárias são realizadas periodicamente a fim de verificar se o planejamento está sendo cumprido e se não há desvios que possam comprometer as metas da empresa.

Revisão orçamentária

Cada empresa tem o seu processo, mas normalmente as revisões orçamentárias são realizadas trimestralmente. Através de uma análise de forecast, são avaliados os resultados da empresa até o momento, evidenciando como o ano deverá acabar se tudo correr como o planejado dali em diante.

Havendo diferenças impactantes para mais ou para menos no orçamento, uma revisão orçamentária se faz necessária para ajustar as ações. Reajustes em despesas e a reavaliação das receitas vão determinar um novo cenário até o final do período.

Com as metas revisadas e ajustadas, esse orçamento atualizado passa a ser o oficial a ser seguido.

A importância de se antecipar

Após analisar os três primeiros meses do que foi realizado no ano, é possível tomar algumas providências para manter o planejamento orçamentário em curso. Além de ajustar os valores para os próximos meses, os gestores podem criar indicadores de desempenho ou planos de ação para sinalizar fatores importantes que podem impactar na estratégia da empresa e ações para reverter possíveis desvios.

Quanto mais automatizado estiver esse processo, mais rápida será a tomada de decisão. Portanto, escolha recursos que possibilitem uma ampla visualização das informações, agilidade na manutenção dos dados e segurança para executar as ações necessárias. Desta forma, o controle das metas orçamentárias fica mais eficiente. 

Software Alstrategy Plano

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Gestão Orçamentária, Orçamento Empresarial, Planejamento Orçamentário