Blog, Controladoria

Projeção de volumes e custos: Sua empresa utiliza esse recurso?

Projeção de volumes e custos: Sua empresa utiliza esse recurso?

Projeção de volumes e custos: Você já ouviu falar sobre isso? Embora seja um recurso muito utilizado por profissionais de controladoria e gestão a fim de um melhor gerenciamento financeiro e consequentemente controle de budget, não é aplicado a empresas de todos os segmentos.

O processo orçamentário pode ser demorado e um tanto quanto maçante. Em alguns casos, o planejamento financeiro pode levar meses para ser concluído e, portanto, quanto mais criteriosa for a sua realização, mais assertivos serão os resultados.

Para isso, uma série de recursos são utilizados para uma gestão inteligente de despesas e para o controle do orçamento empresarial. Normalmente, as empresas realizam o planejamento de RH, a fim de projetar a folha de pagamento e os encargos comuns ao setor.

Já o planejamento de vendas auxilia na projeção de metas e objetivos ligados a vendedores, produtos, lojas e filiais. O planejamento de investimentos também é importante para projetar a compra de bens, assim como a depreciação dos mesmos. Mas e a projeção de volumes e custos? 

Projeção de volumes e custos (ou projeção de produção)

Para entender esse recurso de uma forma simplificada, vamos imaginar a seguinte hipótese: Cláudia é controller de uma indústria de insumos agrícolas. Para realizar o planejamento orçamentário, ela precisa saber com exatidão, os custos com produção, custos com importações e exportações, estoque, maquinário, mão de obra e etc.

Para colocar tais custos com produção, de uma maneira geral, no planejamento econômico da empresa, Cláudia realiza a projeção de volumes e custos e planeja todas as despesas e receitas de um determinado período. Desta forma, é possível projetar os custos com matéria-prima, projetar o custo x volume, produção x vendas, entre outros.

Portanto, os segmentos de indústria e manufatura são os que mais utilizam a projeção de volumes e custos, já que a mesma possibilita o planejamento de todos os custos e despesas relacionadas a produção, tornando o budget mais ajustado e os resultados mais assertivos.

Software de gestão orçamentária

Dependendo do tamanho da empresa, realizar o planejamento de volumes e custos poderia ser demorado, assim como o planejamento financeiro como um todo. No entanto, instituições dos mais diversos segmentos estão utilizando software de gestão orçamentária para agilizar o processo e garantir muito mais segurança e mobilidade para as empresas.

Tal ferramenta realiza, não só a projeção de volumes e custos, como também todos os recursos citados nesse artigo, inclusive análise de performance do planejado x realizado, forecast, indicadores de desempenho e planos de ação. O software gera relatórios de fácil visualização e possui um dashboard completo, com diversos modelos de gráficos, proporcionando a consolidação de resultados em poucos segundos.

Há modelos que possuem armazenamento na nuvem, o que evita perda de dados e proporciona muito mais mobilidade ao gestor, com total segurança. E ainda há aplicativos robustos que funcionam como SAAS, com um excelente custo-benefício para a empresa, como o AllStrategy Plano.

O sistema é completo para atender sua gestão orçamentária e estratégica, com todos os recursos necessários para uma boa condução dos negócios.

Software Alstrategy Plano

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Custos, planejamento financeiro, Projeção, Volumes