Blog, Controladoria

Previsão de vendas: como será o Natal para sua empresa?

Previsão de vendas: como será o Natal para sua empresa?

Natal é uma época do ano que sempre gera muitas expectativas, principalmente para o comércio. Muitas empresas se preparam o ano inteiro para o período natalino, já que este é responsável por grande parte do faturamento da instituição.

As vendas costumam oscilar sazonalmente de acordo com o ramo de mercado no qual a empresa atua. Anualmente, o Natal e a proximidade com o pagamento do 13º salário, faz com que os consumidores abram as suas carteiras e aqueçam a economia do país.

No entanto, devido a diversos fatores como oscilações político-econômicas, mudanças de cenários e de comportamento de consumo, muitas vezes as vendas no período natalino não ocorrem como o esperado. Como reverter isso?

Planejamento de vendas

Ao realizar o planejamento orçamentário da empresa, profissionais das áreas de controladoria e gestão realizam a análise de DRE e a projeção de fluxo de caixa, para definir o orçamento empresarial do ano. Para que a projeção orçamentária seja assertiva, é necessário realizar o planejamento de investimentos e estruturar uma gestão inteligente de despesas.

A projeção de vendas é essencial no processo orçamentário e na gestão empresarial como um todo. Afinal, é por meio desse recurso que os gestores vão definir metas por região, vendedores, produtos, entre outros. É necessário avaliar quais produtos continuarão em linha, quais serão retirados e quais serão lançados ao longo do ano.

É no planejamento de vendas que é decidido quais os pontos de vendas que serão abertos ou fechados, quais precisarão de reformas ou equipamentos e como será a estrutura de vendas para cada filial. É importante utilizar indicadores de desempenho para mesurar os resultados do setor e da equipe, assim como planos de ação para atingir metas e objetivos.

Software Alstrategy Plano

De olho no mercado

Para realizar o planejamento financeiro utilizando os recursos acima de forma otimizada, automatizada e com mais eficácia, diversas empresas estão utilizando aplicativos de gestão orçamentária para um melhor controle do budget. Tais ferramentas foram desenvolvidas especificamente para uma melhor gestão financeira de instituições dos mais diversos segmentos.

Além do planejamento de vendas, é possível realizar a projeção financeira de unidades e centros de custo, com análise de performance do planejado x realizado, forecast do planejamento econômico, projeção de volumes e custos, análise de cenários e uma infinidade de funcionalidades que deixam o gerenciamento financeiro empresarial mais eficaz.

Há modelos com armazenamento na nuvem que funcionam como SaaS, proporcionando muito mais segurança, mobilidade e um excelente custo-benefício para a empresa. Assim, o planejamento estratégico fica alinhado com as expectativas da diretoria, a consolidação de resultados é muito mais rápida e os relatórios são fáceis de visualizar, customizáveis e sem o risco de perda de dados, como acontece em planilhas.

Se a sua empresa ainda não experimentou as vantagens em utilizar o software de gestão orçamentária, vale a pena pesquisar a respeito.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Planejamento de Vendas, Previsão de vendas