Planejamento orçamentário: 5 dificuldades que fazem médias e grandes empresas automatizarem o processo

Atrás de dezenas de planilhas eletrônicas, fórmulas e números encontramos os analistas de controladoria, muitas vezes dedicados em realizar o famoso “copia e cola” de uma planilha para a outra para consolidar o planejamento orçamentário e preparar uma apresentação gráfica para a diretoria. Quanto maior a empresa, mais árduo é o processo de elaboração do orçamento anual.

Felizmente, na era da transformação digital, as empresas já entenderam que existem formas mais rápidas e inclusive mais seguras para a gestão orçamentária e estratégica. E, com isso, aumenta ano a ano a busca por softwares para planejamento orçamentário: é preciso otimizar os processos, ganhar agilidade e analisar os resultados mais do que apenas encontrá-los.

Conheça agora algumas das principais dificuldades que fazem médias e grandes empresas procurarem automatizar o processo orçamentário.

 

 

 

Consolidação manual do orçamento

Esse é o motivo campeão. Em médias e grandes empresas, o planejamento orçamentário normalmente é descentralizado, ou seja, cada gestor pensa no orçamento do seu setor ou centro de custo. No final, temos dezenas (ou centenas) de planilhas para consolidar em uma só DRE e o trabalho acaba demorando semanas.

 

Busca por orçamento colaborativo

Muitas empresas querem descentralizar a gestão orçamentária, trazendo a participação de mais gestores, mas isso significa aumentar o número de planilhas, de reuniões sobre o tema e de tempo para unificar os dados. Então acabam deixando tudo centralizado na alta gestão, e em uma planilha só.

 

Segurança das informações

Este é outro problema que assola o setor de controladoria. No planejamento orçamentário existem inúmeras informações que são sigilosas, como por exemplo a projeção de folha de pagamento. Planilhas podem cair em mãos erradas, não permitem a auditoria do que está sendo lançado e não garantem o número exato: já experimentou inserir uma linha no lugar errado? É erro de fórmula na certa.

 

Falta de visão analítica do orçamento

O grande objetivo do planejamento é ter números claros para analisar o que está sendo realizado e tomar decisões acertadas sobre o futuro. Normalmente as planilhas mostram dados mais crus e operacionais, sem flexibilidade para análises específicas.

 

Planejamento orçamentário de RH

Outro campeão entre as principais dificuldades das empresas. Planejar uma folha de pagamento de centenas de funcionários é complexo, detalhado, e na maioria das vezes a planilha não dá conta, ou não é funcional o suficiente para isso. Se considerar empresas com pessoal horista, o cenário só piora.

Frente a estes problemas, utilizar um software para gestão orçamentária torna-se um objetivo fundamental das empresas que querem ganhar tempo, e também aproveitar melhor as competências analíticas dos envolvidos no processo.

É muito melhor para a empresa (e para os gestores) digitar menos, e analisar mais.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: