As empresas precisam ter a tecnologia como uma aliada.

As empresas precisam ter a tecnologia como uma aliada.
21/05/2019 | Gestão

Quem nasceu na década de 80 ou antes, presenciou gigantes do mercado irem à falência por não acompanhar as mudanças de consumo e por não investirem em inovações.

Quem não se lembra da Kodak, que chegou a liderar 80% das vendas de máquinas fotográficas e 90% do comércio de rolos de filmes? Ou então a Blockbuster, referência mundial em locação de filmes? Ou a Yahoo, que foi um dos maiores portais de internet do mundo, com um valor de mercado de US$125 bilhões e que foi perdendo notoriedade ao longo do tempo?

Qual foi o erro?É claro que empresas desse porte não quebram de um dia para o outro. São vários os fatores que levam um gigante dessa magnitude a falir. No entanto, podemos citar dois fatores importantes que podem ser considerados decisivos nos exemplos citados: A incapacidade de reinventar perante ao mercado e a falta de investimento em tecnologia.Afinal, se a Kodak tivesse investido na máquina digital ou até mesmo em outras tecnologias voltadas a captura de imagens, poderia estar entre os grandes nomes do mercado atualmente. Se a Blockbuster tivesse acompanhado a mudança no consumo de VHS para DVD, entre outras mídias, talvez não decretasse falência em 2013, como aconteceu.As empresas precisam estar constantemente atentas às mudanças mercadológicas, estudando com afinco o perfil do consumidor, para poder realizar manobras estratégicas a fim de manter-se no mercado.Para isso, o planejamento é fundamental.Criar cenários otimistas e pessimistas, vislumbrando possíveis mudanças e preparando a empresa para tal, é de suma importância. É necessário ter olhos de lince e enxergar além.Além disso, ter um orçamento bem estruturado, de acordo com mudanças ou novos posicionamentos de mercado, projeções de vendas bem executadas a fim de preparar o fluxo de caixa para novos produtos e serviços, assim como um planejamento de investimentos bem direcionado.Realizar um planejamento estratégico, com objetivos claros e transparentes, a fim de proporcionar rapidez na execução de ações e ter um monitoramento assertivo e eficiente, para mensurar os resultados, auxilia a empresa a ter sucesso em novos posicionamentos.O mais importante é ter a tecnologia como uma aliada. Independente do segmento da empresa, é impossível se abster dos avanços tecnológicos, sejam no comportamento do consumidor, sejam na geração de novos produtos e serviços ou softwares e aplicativos que passarão a ser utilizados na execução de processos internos.  Novos recursos tecnológicos vão continuar surgindo e render-se a eles é a melhor opção.Acompanhar essas mudanças e estar aberto à novas tecnologias pode ser um celeiro de novas oportunidades e ser decisório para manter a empresa competitiva no mercado. 

Leia Também

Planejamento orçamentário: 5 dificuldades que fazem médias e grandes empresas automatizarem o processo

21/01/2020

Planejamento orçamentário: 5 dificuldades que fazem médias e grandes empresas automatizarem o processo

Atrás de dezenas de planilhas eletrônicas, fórmulas e números encontramos os analistas de controladoria, muitas vezes dedicados em realizar o famoso “copia e cola” de uma planilha para a outra para consolidar o planejamento orçamentário e preparar uma apresentação gráfica para a diretoria. Quanto maior a empresa, mais árduo é o processo de elaboração do orçamento anual. [Leia mais]

A tecnologia na gestão empresarial e como implementá-la

09/01/2020

A tecnologia na gestão empresarial e como implementá-la

A tecnologia no crescimento das organizações tem sido destaque em todas as áreas de negócio, não apenas por otimizar diversos setores da empresa e auxiliar os gestores a tomar melhores decisões no negócio, mas também por servir como infraestrutura para o relacionamento entre pessoas e empresas, proporcionando uma nova revolução na vida moderna. [Leia mais]

Planejamento estratégico: sua importância e como se preparar para 2020

18/12/2019

Planejamento estratégico: sua importância e como se preparar para 2020

O planejamento estratégico, que muitas vezes passa a imagem de algo extremamente complicado e cansativo, é, na verdade, um diagnóstico que apresenta grande ajuda quando se trata do dia a dia corporativo em sua empresa. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.